quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Alencar passa bem após cirurgia realizada nesta terça-feira

Vice-presidente vai ficar em observação médica até sexta (31).
Ele passou por hemodiálise depois de estancamento de hemorragia

O vice-presidente José Alencar passa bem e está em observação na manhã desta quarta-feira (29).

Segundo informações do Hospital Sírio-Libanês, onde ele está internado desde o dia 22, Alencar dormiu bem e seu estado de saúde permanece estável. Nesta terça-feira (28), ele foi submetido a um procedimento cirúrgico, que durou cerca de quatro horas, para estancamento da hemorragia intestinal. Em seguida, Alencar fez hemodiálise. Não há previsão para que ele saia da UTI.
O médico radiologista intervencionista Francisco Carnevale, responsável pelo procedimento e que também integra a equipe que atende o vice-presidente, disse não ser possível garantir que os sangramentos estejam totalmente contidos. "É um momento delicado. Temos que avaliar pelo menos 48 a 72 horas da evolução."

De acordo com o médico Raul Cutait, o sangramento foi "encontrado e bem resolvido". A hemorragia, decorrente de um dos tumores que Alencar ainda mantém no abdome, foi contida por meio de um procedimento chamado embolização, que é a inserção de microesferas de acrílico revestidas por colágeno no local do sangramento.

Antes desse procedimento, Alencar passou por uma arteriografia (radiografia das artérias) para identificação da origem do sangramento. "Esperamos que o tumor pare de sangrar, o que vai dar uma condição melhor para o vice-presidente", afirmou Cutait após a cirurgia nesta terça.

Segundo o médico, após a hemorragia grave que o levou ao hospital no dia 22, o vice-presidente continuava registrando pequenos sangramentos no intestino, que começaram a prejudicar suas condições clínicas e motivaram os novos procedimentos. "A gente precisa aguardar para ver se realmente para de sangrar, se não aparece nenhuma complicação decorrente do processo, mas, de um modo geral, posso dizer que a proposta desejada foi concretizada", disse Cutait.

Fonte: G1

Durante o procedimento realizado nesta terça-feira, as microartérias que provocavam o pequeno sangramento foram fechadas, e os médicos aguardarão até três dias para verificar a eventual incidência de novas hemorragias no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário