quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Alunos das escolas de Pau dos Ferros alcançam nota máxima na Provinha Brasil



Pau dos Ferros - A educação no Brasil pode evoluir de forma significativa, através de investimentos corretos. Prova disto são os bons resultados obtidos em Pau dos Ferros, através do trabalho realizado junto a professores e alunos, em que, além de investir na estrutura física das escolas, busca-se a valorização e capacitação dos profissionais.
Este trabalho vem sendo refletido nos avanços obtidos pelo município, nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e na Provinha Brasil. Estes dois exames, realizados pelo Ministério da Educação, avaliam o nível de aprendizado dos alunos.
Quanto ao Ideb, em 2007, ano de criação do exame, nos 4º e 5º anos do ensino fundamental, Pau dos Ferros obteve como resultado 2,8 e em 2009 obteve 3,3. Nas séries do 8º e 9º anos, a média passou de 2,0 em 2007 para 3,2 agora em 2009.
Já a Provinha Brasil utiliza uma metodologia diferente. Ela é realizada em dois momentos, sendo um no início e outro no fim do ano letivo. Os resultados são apresentados em níveis do 1º ao 5º, e as escolas municipais alcançaram resultados significativos.
Das escolas municipais, foram avaliadas a Escola Nila Rego, a Elpídio Chaves, a José Torquato, a Francisco Torquato do Rego e São Benedito, todas obtiveram aumento na média. As que estavam com o nível inicial 3 avançaram para 4, as que já tinham nível 4, como a Escola Nila Rego e a Escola Elpídio Chaves, passaram ao 5, nessa segunda avaliação, obtendo, desta forma, a nota máxima na avaliação.
"Essas conquistas são reflexos do empenho que o município vem dedicando à educação", destacou a secretária de Educação de Pau dos Ferros, Francisca Dantas, que acrescentou que os investimentos não se restringem apenas à reforma e ampliação das estruturas físicas.
"Estamos priorizado a formação continuada dos professores, durante todo o ano letivo. Somando-se a isso, estamos intensificando os programas apresentados pelo MEC, como realizações das jornadas pedagógicas, seminários, oficinas e planejamentos estratégicos" afirmou a secretária.
A secretária citou, ainda, entre os trabalhos realizados pela Secretaria, a reordenação por área de conhecimento dos professores do município, onde, constantemente, há um monitoramento e avaliação envolvendo, essencialmente, os aspectos pedagógicos das unidades de ensino.
"Não poderia deixar de parabenizar toda a gestão municipal pela melhoria da qualidade do ensino, bem como toda equipe da Secretaria de Educação de Pau dos Ferros, mas, principalmente, a equipe gestora das unidades de ensino e os professores de sala de aula que, no dia a dia, promoveram essa ascensão educacional", finalizou Francisca Dantas.

Fonte: GAZETA DO OESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário