segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Cosern alerta para exagero no consumo de energia durante o verão

Para o verão deste ano, a previsão de aumento em relação ao mesmo período do ano anterior é entre 10 e 13%, dependendo do mês.

Com a chegada do verão e a elevação das temperaturas, é preciso ficar atento à conta de energia. Nesta época, cresce a utilização de produtos refrigeradores – como ventiladores, ar-condicionado e mesmo freezers. É este também o período de férias escolares e, como as crianças passam mais tempo em casa, o gasto com outros aparelhos – especialmente eletro-eletrônicos – também é maior.

Diante disso, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), pede que a população fique atenta ao consumo durante o período. Os maiores aumentos são registrados de novembro a janeiro, com índices de 10,13% (novembro e dezembro) e de 13,03% (janeiro/2011). Em fevereiro, a diferença fica menos acentuada: 8,68% a mais que os valores de fevereiro de 2010.

Além das férias e do verão, outros fatores elevam o consumo nesta época. Um deles é o crescimento da produção industrial e comercial, que normalmente se intensifica no final do ano, além do estimulo verificado no período natalino quando os clientes adquirem novos eletrodomésticos e utilizam decoração que precisa do uso de energia elétrica.

Dado o prognóstico, a Cosern alerta a população para que utilize energia de forma consciente. São medidas simples que podem fazer uma grande diferença para o bolso do consumidor.

Uma delas é regular o termostato dos aparelhos de resfriamento para que a temperatura fique agradável, mas não muito gelada, o que representa economia de energia. Outra dica é desligar computadores ou televisões quando parar de utilizá-los. No caso do computador, pode-se desligar apenas o monitor, que representa 80% do gasto energético da máquina.

Lavar e passar as roupas é outra atividade que precisa ser otimizada. A orientação é para que junte-se a maior quantidade de peças possíveis para lavar e passar de uma só vez. Somente o ferro elétrico consome aproximadamente 7% da energia gasta em uma residência. Outra medida simples é simplesmente desligar as lâmpadas quando não houver ninguém no cômodo. Pode-se ainda aproveitar a iluminação natural do sol, principalmente por estarmos na estação mais ensolarada do ano.

Os cuidados precisam ser redobrados durante a noite, quando o consumo energético é maior.

Para os imóveis residenciais localizados nas praias é importante que seja observada a instalação elétrica interna, que pode sofrer danos devido ao desgaste natural e aos efeitos da maresia.

Verão também aumenta consumo d’água
Além dos cuidados com a conta de energia, a de água também pode trazer dor de cabeça aos usuários. Os vazamentos nas tubulações de abastecimento das residências, por exemplo, podem triplicar o valor da conta de água. Nestes casos, as despesas devem ser arcadas exclusivamente pelo usuário.

Além disso, o verão também intensifica os gastos com água. Segundo divulgado pela Companhia das Águas e Esgotos do RN (Caern), somente em novembro, o consumo de água foi de 7,5 milhões de m³, 0,2 a mais que o registrado no mesmo período de 2009.

O volume consumido a mais, o equivalente a 200 milhões de litros, seria suficiente para abastecer uma cidade do porte de Macaíba durante 30 dias, considerando um consumo diário de 150 litros de água por pessoa.
 
Fonte: Nominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário