sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Ibope mostra Lula com aprovação recorde de 87%


Os brasileiros encerram este ano satisfeitos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e otimistas em relação ao governo Dilma Rousseff. Conforme pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem, a expectativa em relação à gestão da petista no Planalto é ótima ou boa para 62% dos entrevistados.

Apenas 9% estimam que o próximo governo será ruim ou péssimo, e 18% acreditam que Dilma será melhor do que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para 58% dos entrevistados, a próxima gestão se equivalerá à atual. Somados, esses dois índices aumentam a responsabilidade de Dilma, pois Lula, segundo o mesmo levantamento, atingiu neste mês novo recorde de aprovação: 80% avaliaram sua passagem pelo Planalto como ótima ou boa.

Somente 14% dos entrevistados estimam que a gestão Dilma se mostrará pior do que a atual. Em termos regionais, a expectativa positiva para o próximo governo atinge 70% no Nordeste. Outro dado relevante do levantamento diz respeito às mulheres. Segundo o Ibope, 79% das entrevistadas vislumbram um governo Dilma melhor do que o de seu padrinho e mentor político, enquanto, entre os homens, o porcentual é de 73%.

A pesquisa também investigou quais devem ser as prioridades da nova gestão: 51% dos entrevistados elegeram a área da saúde como a principal. Em seguida, veio educação, escolhida por 11% dos entrevistados. Em terceiro lugar, ficou a segurança, com 7%. De acordo com o Ibope, o combate às drogas e o enfrentamento da fome e da pobreza empatam em quarto lugar, apontados por 6%. O controle da inflação e as reformas política e trabalhista são prioritários para apenas 1% dos entrevistados. Reformas importantes como a da Previdência e a tributária não atingiram nem 1%.

Lula entregará a faixa presidencial para Dilma ostentando altos índices de popularidade. Apenas 4% consideram seu governo ruim ou péssimo. A aprovação pessoal do presidente também atingiu nível histórico de alta, com 87% dos entrevistados avaliando-o positivamente, ante 10% que o desaprovam. Na pesquisa anterior, de outubro, a aprovação ao governo Lula era de 77%, enquanto a pessoal estava em 85%.

A confiança dos brasileiros em Lula retornou ao nível recorde, de 81%, depois de ter recuado para 76% no levantamento de outubro, durante as eleições. A pesquisa divulgada ontem também fez uma comparação entre os dois mandatos do presidente. Para 44% o atual foi melhor do que o iniciado em 2003 e encerrado em 2006, enquanto 47% acham que seu desempenho foi igual em ambos os períodos.

No entanto, 54% dos brasileiros desaprovam as políticas públicas da atual gestão na saúde, e 51% a atuação de Lula no que se refere aos impostos. Esses dois temas foram muito explorados durante a campanha eleitoral deste ano e, logo após a vitória de Dilma, governadores deram início a um movimento pela recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).
Fonte: TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário