terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Ministério da Saúde confirma UPA para Pau dos Ferros

Pau dos Ferros tem mais uma grande conquista para comemorar: a cidade receberá uma Unidade de Pronto Atendimento - a UPA 24 horas. Essa garantia veio através da Portaria N° 3.971, assinada pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no último dia 15.
A Portaria publicada no Diário Oficial da União garante que o município seja contemplado com esta unidade de saúde, através de um convênio firmado entre o Governo Federal e a Prefeitura.
A cidade de Pau dos Ferros será contemplada com a UPA de porte I, que beneficia as cidades com até 100 mil habitantes. Para a construção e estruturação desta unidade, o município vai receber um investimento de 1,4 milhão. Sendo que o excedente desse valor será custeado entre Estado e município.
"Há mais de um ano estamos batalhando por esta UPA, superando todos os entraves burocráticos para tornamos real, esta grande conquista para nossa cidade", comemorou o secretário de Saúde de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato. Segundo ele, benefícios como estes se devem principalmente ao poder de conquista da gestão municipal e a participação da Secretaria de Saúde nas mesas de decisões no Estado.
Ao lado do prefeito Leonardo Rego, Fabrício não disfarçava o entusiasmo por esta grande vitória. "Após esta confirmação, por parte do Ministério, vamos estudar o melhor espaço para edificarmos este novo investimento na saúde do município", afirmou o secretário.
Para o prefeito Leonardo Rego, Pau dos Ferros se destaca, mais uma vez na área da saúde, e se fortalece, na região do Alto-Oeste, como polo regional de saúde. O prefeito complementou, afirmando que esse é um dos maiores avanços que o município obteve dentro da sua gestão.
Entretanto, para a implantação de uma estrutura como a UPA, é necessária a cobertura prévia da rede Samu. Mas Pau dos Ferros, no primeiro semestre desse ano, aprovou na Câmara, um projeto de Lei que coloca o município como integrante do Consórcio Samu, que será custeado pela União, Estado e município.
Além disto, Fabrício Torquato ainda destacou que esta será a saída, em médio prazo, para o pronto atendimento, já que o Estado está fechando as portas dos hospitais regionais para esse serviço, a partir do dia 27 de dezembro.
O prefeito Leonardo Rego destacou os avanços alcançados por Pau dos Ferros na área de saúde, em especial a UPA. "É muita ousadia um município assumir uma responsabilidade desse porte, cujo custeio mensal passa de 100 mil reais. Mas nós topamos o desafio e vamos enfrentar", afirmou Leonardo. Ele declarou que se a obra é boa para a cidade, apesar das dificuldades, é realizado um esforço para se realizar.
Neste momento, no sítio Barragem, e no bairro São Benedito, duas novas unidades estão sendo edificadas. Já o Manoel Deodato e São Judas Tadeu receberão novas unidades, assim como aconteceu no bairro Paraíso e São Geraldo. "A saúde em Pau dos Ferros vem recebendo a atenção e respeito que a população merece", finalizou Leonardo.

Fonte: GAZETA DO OESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário