sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

MP apresenta prioridades a Rosalba Ciarlini


A governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) participou na manhã de ontem, na sede da Procuradoria-geral de Justiça, de um encontro com procuradores e promotores do Ministério Público estadual e ouviu deles a apresentação de um extenso documento sugerindo prioridades para o futuro Poder Executivo do Rio Grande do Norte.  A maioria das propostas são simpáticas aos cidadãos, mas está longe da prática adotada pelos últimos governos. O  procurador-geral de Justiça, Manoel Onofre de Souza Neto, explicou que a iniciativa visava a consolidação de um diálogo que considera fundamental para a busca da garantia dos direitos do cidadão. Os coordenadores dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça apresentaram à democrata os pontos mais crísticos em cada área. Eles escolheram temas como Infância e Juventude; Saúde, Educação; Consumidor, Patrimônio Público; Meio Ambiente; Criminal; Idoso; e Pessoa com Deficiência. Rosalba Ciarlini chegou ao local acompanhada do futuro secretário de Administração e Recursos Humanos, Manoel Pereira. “Queremos uma convivência mais harmoniosa possível e implantar os avanços e melhorias, principalmente em áreas como infância, adolescência..Estamos aqui para ouvi-los”, assinalou a governadora.

Entre as áreas consideradas carentes das prioridades necessárias – Educação e Saúde -  os promotores ressaltaram a importância da adoção de uma política de gestão qualificada e racionalização dos hospitais regionais; melhoria da rede de atenção perinatal e cumprimento das metas do Plano Operativo Estadual para redução da mortalidade infantil; e desprecarização dos vínculos dos profissionais da estratégia de Saúde da Família. Suscitou também a necessidade urgente da realização do concurso para professor efetivo e contratação de professores temporários em número suficiente para atender a demanda; reordenamento das Unidades de Ensino e Revisão da Lei das Tipologias das Escolas; estabelecimento de cronograma de realização de construção/reparo das Unidades de ensino; ampliação do pelotão da Ronda Escolar e criação de equipe multidisciplinar para trabalhar bullying, indisciplina e violência na escola.

Na área de proteção ao consumidor os promotores observaram a necessidade de estruturação do Procon estadual; uma gestão mais ágil e desburocratizada do Fundo Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor do RN (FEDDC), entre outros. No que concerne às questões que envolvem o Patrimônio Público  assinalaram a importância de  recriação da Delegacia Especializada em Defesa do Patrimônio Público; implantação e alimentação do Portal da Transparência; a vedação à terceirização dos servidores das atividades fins; o planejamento das compras e aquisições da Administração Pública Estadual, entre outras medidas.

Fonte: TRIBUNA DO NORTE


Nenhum comentário:

Postar um comentário