sábado, 12 de março de 2011

Apodi reduz quantidade de casos de dengue com piabas


APODI - O trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela temida dengue, realizado pelos profissionais de Saúde do Núcleo de Endemias e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Apodi, no Médio-Oeste potiguar, vem surtindo efeito positivo e mantendo a cidade com um dos menores índices de dengue em todo o território potiguar.
De acordo com levantamento da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, o município de Apodi está entre as cidades do estado com o menor índice de casos de dengue registrado.
Na região, cidades como Pau dos Ferros e Mossoró registram alto risco de ter epidemia de dengue. Em Apodi, conforme o coordenador do trabalho de combate à dengue, Damião Paiva, o baixo índice de registros de casos de dengue é a consequência de um trabalho forte que é realizado no município há oito anos usando piabas ornamentais como principal ferramenta contra dengue. Os agentes de saúde toda manhã vão para a lagoa do Apodi pescar piabas e quando o sol fica mais forte, passam nas residências que os moradores solicitam as piadas para repor nos tanques dos quintais.
Segundo Damião Paiva, o tanque com piaba funciona como uma armadilha para o mosquito transmissor da dengue. "Ele põe os ovos, mas a piaba come imediatamente. É uma consumidora voraz de ovos de qualquer mosquito", destaca. Damião explicando que o trabalho em Apodi tem o resultado alcançado mais pelo empenho dos moradores em se manter vigilantes do que mesmo pelas ações delimitadas pelo Governo do Estado. Neste caso, quando o tanque fica sem piabas, os próprios moradores ligam para os agentes de saúde e pedem a reposição. "Existe uma mobilização constante do cidadão contra a dengue. É isto que faz a diferença", destaca Damião.
Além do trabalho de peixamento nos reservatórios do município, a Prefeitura do Apodi, através de um trabalho de mobilização social, que envolve toda esfera administrativa tem antecipado ações de prevenção à doença com atividades de educação em saúde em vários setores da cidade e pede para a população em geral as medidas de prevenção. Dentre as ações realizadas estão às visitas as casas, distribuição de boinas para potes, afixação de cartazes, recolhimento de pneus, palestras e monitoramento de apoio a criação de piabas.
A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. No Brasil, as condições climáticas favorecem a circulação do mosquito, fazendo com que todos os anos milhares de pessoas peguem dengue. É uma doença seria que pode matar, mais também pode ser evitada se atitudes efetivas forem tomadas. Basta à população agir.
A Prefeitura do Apodi vem alertando a população para que cuide da sua casa, fale com seu vizinho, converse com a prefeitura, se você perceber o foco do mosquito informe ao órgão responsável do seu município.
Os sintomas da dengue são: febre alta com dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas juntas, se apresentar dois ou mais desses sintomas, procure uma unidade de saúde e não tome remédios sem orientação médica.

Fonte: GAZETA DO OESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário