segunda-feira, 7 de março de 2011

Papa Bento XVI pede orações e apoio da comunidade internacional para a Líbia


O papa Bento XVI apelou hoje (6) na Praça São Pedro, no Vaticano, após a cerimônia do Angelus – momento em que Nossa Senhora é levada pelos anjos aos céus – para que o mundo tenha mais tolerância religiosa. Bento XVI também pediu apoio aos refugiados que deixam a Líbia. Para o papa, é necessário unir os corações ao apoio da comunidade internacional por causa da crise humanitária que atinge o país.

O papa homenageou o ministro paquistanês Shahbaz Bhatti, assassinado no último dia 2 por fundamentalistas muçulmanos. Bento XVI pediu aos fiéis que façam orações para as vítimas dos conflitos na Líbia. "Meu veemente pensamento se dirige à Líbia, onde os recentes confrontos provocaram numerosas mortes e uma crescente crise humanitária”, disse ele.

Em seguida, Bento XVI afirmou que suas orações se dirigem ao povo líbio. “A todas as vítimas e àqueles que se encontram em situações angustiantes asseguro a minha oração e a minha proximidade, ao tempo em que invoco a assistência e o socorro para as populações atingidas."

Para o papa, os conflitos registrados no Norte da África e no Oriente Médio, em alguns casos envolvendo cristãos e não cristãos, geram danos e apreensão. Como exemplo, citou o assassinato do ministro do Paquistão por radicais muçulmanos.

"Peço ao Senhor Jesus que o comovente sacrifício da vida do ministro paquistanês Shahbaz Bhatti desperte nas consciências a coragem e o compromisso a tutelar a liberdade religiosa de todos os homens e, de tal modo, a promover a sua igual dignidade", disse Bento XVI.

Ao final da cerimônia, o papa, como faz habitualmente, fez uma saudação em vários idiomas, inclusive em português. O papa concedeu a todos a sua bênção apostólica.

Fonte: Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário