terça-feira, 15 de março de 2011

Rio de Janeiro - Cinelândia será “isolada” para receber Barack Obama


Rio - Em seu pronunciamento dirigido a “todos os brasileiros”, o presidente dos EUA, Barack Obama, discursará para uma Cinelândia isolada por fortes medidas de segurança - diferentemente da tradição do local, principal palco de manifestações políticas históricas - e abertas - na cidade. A embaixada americana confirmou que o pronunciamento acontecerá na praça, à qual só terá acesso quem carregar nada além de documento de identidade e carteira de dinheiro - bolsas, sacolas e pacotes estão vetados. A restrição é parte das medidas que serão tomadas para proteger o visitante, que deverão incluir mudanças no trânsito e forte policiamento. Hoje, no fim da manhã, houve nova visita ao Municipal para checagem de segurança, mas nem o Consulado-Geral dos EUA no Rio, nem autoridades estaduais deram oficialmente detalhes a respeito.

“No próximo domingo (20 de março), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará um discurso na Cinelândia, na cidade do Rio de Janeiro. O evento, que acontecerá no período da tarde, será gratuito, aberto ao público e é direcionado a todos os brasileiros. Haverá tradução. Mais informações serão divulgadas em breve”, afirmou o Consulado, em curta nota.

O discurso de Obama deverá começar a partir das 15h, mas o acesso à Praça Floriano (nome oficial da Cinelândia) será permitido a partir das 11h30. Haverá tradução simultânea para o português. O presidente americano deverá falar a partir do teatro, mas sua exata posição ainda não foi divulgada hoje. Antes, o presidente deverá visitar o Corcovado a partir das 9h30, seguindo de lá para a Cidade de Deus, com horário inicial previsto para 10h30. Obama chegará ao Rio no fim da tarde ou início da noite de sábado, devendo dormir duas noites na cidade - sua partida para o Chile só acontecerá na segunda-feira, dia 21. Funcionários que trabalham para o corpo diplomático americano reconheceram que as incertezas sobre a agenda podem fazer parte das medidas do Serviço Secreto para ajudar na proteção ao presidente.

Fonte: TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário