sexta-feira, 1 de abril de 2011

Itaú: crianças são flagradas trabalhando em matadouro público

Essa semana a imprensa do RN mostrou a polêmica que envolve crianças no trabalho de abate e a  má condições de higiene no matadouro público de Itaú. A reportagem foi exibida na última quarta-feira (30/03) na INTER TV CABUGI no RN TV. Hoje (01) a reportagem foi  publicada pelo Jornal Tribuna do Norte.

Veja na íntegra a matéria publicada pelo Jornal TRIBUNA DO NORTE:


Pelo menos três crianças vêm trabalhando no matadouro público do município de Itaú, no Médio Oeste potiguar. O flagrante foi feito pela equipe de reportagem do Jornal O Vale do Apodi, que presenciou os menores de idade mantendo contato direto com as fezes dos animais ao trabalhar no corte de vísceras de um porco que estava sendo abatido para ser comercializado na feira da cidade.
O matadouro de Itaú fica às margens da BR-405, na entrada da cidade. O estabelecimento funciona sem condições de higiene e sem a fiscalização dos órgãos competentes.

Além de serem expostos ao risco de doenças, as crianças ainda assistem a mortes brutais de bois, porcos e bodes. Os animais são abatidos a marretadas na cabeça.

A falta de higiene mostra que a população de Itaú vem consumindo uma carne de origem prejudicial para a saúde.

Segundo populares, as crianças trabalham no matadouro de Itaú por sobras de animais para suprir a alimentação das famílias delas.

Os dejetos do abatedouro de Itaú - por falta de fossas - terminam descendo em um riacho e desaguando no rio Apodi e caindo na bacia hídrica da barragem de Santa Cruz, principal ponto turístico e o segundo maior reservatório do Rio Grande do Norte.

O chefe de gabinete civil da Prefeitura de Itaú, Wilson Melo, informou que o prefeito Edson Melo, já está tomando as providências para colocar em funcionamento um novo abatedouro público, que foi construído pelo município.

“A Prefeitura está aquirindo equipamentos, que estão orçados em R$ 160 mil, e logo estarão funcionando, atendendo a todas as exigências de higiene do Ministério da Saúde”, garantiu Wilson Melo.

Sobre a presença de crianças no atual abatedouro de Itaú, Wilson Melo disse que vai apurar as denúncias e tomar as providências necessárias para resolver o problema.

* Com informações d'O Vale do Apodi.


VEJA TAMBÉM A REPORTAGEM EXIBIDA PELA INTER TV CABUGI:

http://in360.globo.com/rn/noticias.php?id=8530



Nenhum comentário:

Postar um comentário