quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Docentes da Ufersa aceitam acordo e greve é abortada

 
Com indicativo de greve agendado para a próxima quinta-feira, 1º, os docentes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) não irão mais paralisar suas atividades. A categoria deverá seguir a orientação do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) que, junto com o Ministério da Educação (MEC), celebrou um termo de acordo pondo fim a possibilidade iminente de greve.

O acordo, assinado pelo secretário de Educação Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, prevê a reestruturação das carreiras do magistério de ensino básico, técnico e tecnológico através da incorporação da GEDBT (Gratificação Específica de Atividade Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) ao vencimento básico. Também está previsto o acréscimo de 4% sobre o vencimento.

Para a carreira de magistério de ensino superior, o acordo estabelece a incorporação da Gratificação Específica do Magistério Superior (Gemas) ao vencimento básico dos profissionais, e também um acréscimo de 4% sobre os salários dos docentes.

Segundo o Governo Federal, os efeitos dessas medidas só serão implementados em março de 2012, e o processo de negociação se dará através da formação de um grupo de trabalho, que se reunirá, pela primeira vez, em 14 de setembro, objetivando desenvolver uma metodologia do processo negocial, de modo que seja concluído até 31 de março de 2012.

Segundo o reitor da Ufersa, professor Josivan Barbosa, o acordo é satisfatório. "Como mencionei na semana passada, essa greve seria precipitada, uma vez que as negociações estavam apenas começando. Com esse acordo, o principal beneficiado serão os estudantes, que continuarão com as aulas normais, e todo mundo sairá ganhando com essa decisão", conclui. 
 
 
Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário