terça-feira, 15 de novembro de 2011

Grupo espanhol quer investir R$ 50 milhões no RN

Um protocolo de intenções firmado nessa segunda-feira (14), entre o governo do estado e o grupo espanhol Dealer Group, deverá trazer para o Rio Grande do Norte um investimento de R$ 50 milhões para a implantação de um complexo de parques industrial, empresarial e tecnológico. O complexo, que será construído no município de Extremoz, região metropolitana da capital, deverá gerar em sua fase de construção cerca de 500 empregos diretos.

O grupo, que já vinha contatando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sedec, desde junho deste ano, deverá ter a definição do terreno para a realização do empreendimento até o final de 2011, para então dar início a construção dos parques. O secretário adjunto de Estado de Desenvolvimento Econômico, Américo Maia, afirmou que a previsão é de que a construção dos parques comece em 2012. "Estamos finalizando detalhes acerca do terreno que será utilizado no empreendimento. Há a perspectiva de compra por parte do Dealer Group, mas também há a possibilidade de doação de particulares ou do próprio Governo caso seja necessário", disse Américo Maia.

A ideia do grupo, que já atua no Brasil há cinco anos, é atrair empresas da Europa e também brasileiras para se instalarem nos parques. O empreendimento deverá ocupar uma área de aproximadamente 400 hectares. As estruturas deverão abrigar de 50 a 75 empresas no parque industrial, entre 75 e 100 empresas no parque tecnológico e de 250 a 300 no parque empresarial.

Com a assinatura do protocolo de intenções, a governadora Rosalba Ciarlini reafirmou as vantagens, através do Proadi, para as empresas que investirem no RN. De acordo com Rosalba, o momento do RN é de projeção econômica. "É hora de resgatar o tempo perdido e atrair negócios que gerem desenvolvimento a longo prazo para o estado. O mundo está globalizado e o Rio Grande do Norte tem que fazer parte desse tipo de economia. Esse tipo de empreendimento gera emprego, renda, movimentação financeira e de empresas", afirmou Rosalba Ciarlini.

De acordo com José Luis Sambeat, presidente do grupo espanhol, a escolha pelo Rio Grande do Norte para a realização do empreendimento se deu devido ao diferencial logístico pela proximidade do estado com a Europa. "Se levarmos em consideração o território espanhol das ilhas Canárias, Natal fica apenas a três horas da Europa", disse Sambeat. Para ele, além da boa localização, o estado também está preocupado em oferecer infraestrutura. "As instalações serão próximas ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e os investimentos que o governo vem fazendo no Porto de Natal, aliados ao bom momento econômico do Rio Grande do Norte, são grandes diferenciais para o nosso projeto", analisa Sambeat. 

Fonte: DN Oniline

Nenhum comentário:

Postar um comentário