terça-feira, 22 de maio de 2012

Antonio Martins anuncia festa em período de calamidade pública

Reprodução do decreto de estado de calamidade

Os açudes secos e a falta de água, há mais de seis meses, fizeram à prefeitura de Antonio Martins decretar estado de calamidade pública. No entanto, o município anunciou a realização da festa junina, que tem como foco principal a comemoração do padroeiro da cidade, Santo Antônio. A festa terá duração de 13 dias e acontece entre 31 de maio e 12 de junho.



O decreto de calamidade pública é um meio do município receber recursos da União de maneira mais rápida e investir em infraestrutura para amenizar os efeitos da seca. O anúncio da festa neste período gerou críticas. O secretário de cultura do município, Chagas Cristóvão, afirmou que o investimento será reduzido.



“Vamos fazer com um custo reduzido. O Governo do Estado vai patrocinar com 50 mil reais e o município entra com 30 mil”, declarou Chagas. “Vai ser uma festa grande em termos de qualidade, mas barata. Vamos valorizar os artistas locais e a questão religiosa”, complementa, lembrando, no entanto que o evento terá grupos como Bonde do Brasil, Joãozinho e Banda Sete, Pegada de Luxo, Nilson Viana e Tetê Pessoa.



Segundo o secretário, a festa também vai gerar renda para o município. “A luta contra a seca continua, mas o evento é também uma forma de gerar receita, com a chega de turistas”, comentou, alegando que a cidade não terá problemas de água durante a festa, por conta de carros pipas próprios disponibilizados pela Prefeitura.



No entanto, o blog SOS Antonio Martins levantou críticas quanto aos gastos realizados, afirmando que o momento é de economizar. “O problema é que Antonio Martins não tem a menor condição, nem tão pouco infraestrutura, para receber nesse momento turistas e visitantes, quanto mais por um período de 13 dias”, afirma o texto, relatando em seguida a situação atual da cidade. “Diversas obras estão paralisadas, a população sem assistência à Saúde, os professores e o funcionalismo público como um todo recebendo salários atrasados todos os meses, passando por privações e dificuldades que também atingem os fornecedores do município, prestadores de serviços e trabalhadores da construção civil, que desempregados se deslocam em busca de oportunidades longe de sua terra e de seus familiares”, complementa.



SITUAÇÃO SEMELHANTE

Um município que vive quadro parecido é Alto do Rodrigues. Em estado de calamidade pública, foi anunciada uma festa que conta com diversas atrações. O principal nome seria Luan Santana, que retirou o nome da cidade da agenda de shows do seu site.



O JORNAL DE FATO tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Alto do Rodrigues, mas não obteve sucesso.



PARAÍBA

Na Paraíba, 10 cidades anunciaram cancelamento de festas juninas, justamente por conta do estado de calamidade pública.



Fonte: Defato via Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário