segunda-feira, 28 de maio de 2012

Secretaria Municipal de Educação de Umarizal realiza amanhã entrega de bicicletas do Programa "Caminho da Escola




A Secretaria Municipal de Educação de Umarizal realizará nesta terça-feira, (29), às 19h, a entrega de 52 bicicletas adquiridas através do Programa “Caminha da Escola”.
As bikes foram adquiridas através de convênio firmado entre a prefeitura municipal e o Governo Federal no ano passado. São 300 unidades que deverão ser destinadas a estudantes da rede municipal e estadual de ensino municipal residentes na zona rural e urbana.
Segundo a secretária Veralucia Maria, a entrega será feita em partes. “Optamos por fazer a primeira entrega com um número menor de bicicletas por questão de segurança e para que não haja tumulto”.
 Explica.
Ainda de acordo com a secretária, 4 escolas municipais e 3 estaduais estarão recebendo as bicicletas nesta primeira entrega. “Cada uma mandará seu representante” Explica. “Já a zona rural irá receber em sua própria área. Será agendada cada escola com o dia para os alunos receberem”.
Pra selecionar os estudantes foram seguidos critérios do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento Economico). “O aluno tem que morar a 2 km de distancia da escola, ser aluno da rede pública e estar frequentando regularmente” Explica Veralucia.
A entrega acontece amanhã no Núcleo Recreativo de Esporte e Lazer Carlos Humberto de Souza.

Bicicletas
As bikes são amarelas, com detalhes em preto, e serão entregues com capacetes. Para receber o meio de transporte, o aluno firma um termo de compromisso e assume a responsabilidade pelo uso e conservação da unidade. No fim do ano os estudantes devolvem as bicicletas para as escolas.
As unidades são doadas pelo governo federal aos municípios, que decidem a melhor forma de usá-las. Há ainda a possibilidade de doar a bike ao aluno após dois ou três anos de utilização, condicionada à assiduidade na escola e às notas nas provas.

Caminho da Escola
O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.
O governo federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.


Fonte: Raniele Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário