segunda-feira, 18 de junho de 2012

RN é o terceiro Estado do Nordeste mais afetado pela seca

A chuva não cai em 1.013 Municípios nordestinos há meses. Esses Municípios decretaram Situação de Emergência até a última semana em razão da estiagem que assola a Região. São quatro milhões de pessoas afetadas diretamente pela falta de água.

A temporada de chuva no interior ocorre entre fevereiro e abril, mas este ano praticamente não choveu. Em Municípios litorâneos do Nordeste, chove desde a última quarta-feira, 13 de junho.

A Bahia é o estado mais afetado pela seca, com 230 Municípios em Situação de Emergência. São mais de 500 mil pessoas afetadas, de acordo com a Defesa Civil do Estado. A Paraíba tem 197 Municípios na mesma situação, seguida do Rio Grande do Norte, com 139.

Programas

O Ministério da Integração Nacional anunciou esta semana que R$ 2,7 bilhões estão disponíveis para ações emergenciais de combate à seca, como a contratação de carros-pipa, a instalação de mais de 30 mil cisternas e a recuperação de 2,4 mil poços no âmbito do programa Água para Todos.

Municípios da Bahia, Piauí, Pernambuco, Sergipe e Minas Gerais terão acesso ao Bolsa Estiagem a partir desta segunda-feira, 18 de junho, conforme a Agência CNM noticiou anteriormente. O programa foi criado para minimizar os efeitos da seca sobre a população.

Fonte: Robson Pires / Cidade News via Taboleiro Grande News

Nenhum comentário:

Postar um comentário