sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro comemora dia do Estudante em alto estilo

A Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro realizou na noite desta quarta-feira 08 de agosto de 2012 as festividades em comemoração ao dia do estudante onde é celebrado no dia 11 de agosto.

O corpo docente da escola juntamente com os alunos protagonizaram uma verdadeira aula multidisciplinar, envolvendo todos os setores que representam a escola. Com o concurso da mais bela estudante e o Mister estudante, peças teatrais, apresentação de talentos e recitação de poesias.


Administrada atualmente pelo Diretor Geraldo Pinheiro Filho, vulgo Geraldinho, o mesmo falou a nossa reportagem sobre a realização desse importante evento tanto para a sociedade como para a comunidade escolar.

De acordo com Geraldinho a ideia surgiu durante o planejamento bimestral realizado pela escola entre os professores e equipe pedagógica da, ainda de acordo com o diretor o objetivo do evento, era fazer com que o estudante se apegue mais a escola participando dos eventos proporcionados pela mesma. “Eles participando da escola, estão interagindo com a equipe e melhora o aprendizado em sala de aula, tendo mais gosto, ele (o aluno) vai ver a escola não só como um ambiente de estudo, mas principalmente como um ambiente que ele pode interagir, tendo participação, isso vai criar mais gosto pela escola e consequentemente pelos estudos, vai refletir na aprendizagem dele”, disse Geraldino.

Questionado por nossa reportagem sobre a situação precária da educação e o desinteresse por parte dos alunos o Diretor foi enfático em dizer que “um dos principais motivos é a falta de motivação, falta de programas voltados para motivar o jovem, por que o jovem de hoje está deixando de dá importância que a educação merece, para dar importância a outros eventos como festas, essas coisas que a sociedade oferece mais fácil; e deixando a educação em segundo plano” destacou o diretor.

Geraldinho ainda disse que todos os gastos referente ao evento foram patrocinados com os recursos da própria escola, fazendo algumas economias para então poder oferecer aos alunos um momento diferente, ou seja, uma aula extra classe.


Algo que chama a atenção dos participantes é a quantidade jovens talentos que são descobertos quando é dada uma oportunidade para os alunos esbanjarem sua criatividade. A nossa equipe ao chegar na referida escola, fomos surpreendidos por um grupo musical composta pelos alunos da própria escola, onde o aluno do 3º Ano “B” Kaliano (vocalista) falou a nossa reportagem que sempre gostou de cantar, fez algumas apresentações em pequenos eventos, mas que o nervosismo atrapalha bastante na sua desenvoltura.

Uma peça fundamental para a idealização do evento foi o jovem Jesus, ele que é aluno do 3º Ano “B” noturno, que destacou o fato do trabalho impedir os alunos se dedicarem aos estudos, mas que o mesmo procura dar o melhor de si para alcançar os seus objetivos, ele que pretende fazer faculdade de administração, apesar de cantar, recitar, além de um leque de atividades que foi possível perceber durante o evento.

Para Jesus o evento proporcionado pela escola “além de desenvolver a cultura, é uma forma de expressar os sentimentos que os alunos têm, porque se um aluno não compartilha com uma sala, com a escola, ou então se encontra meio calado ali do lado e nesse espaço ele pode compartilhar mais e desenvolver coisas que a gente nem sabia que ele era capaz de fazer” comentou o aluno. Apesar de gostar muito de cantar seu sonho mesmo é ser administrador de empresas, mas nas horas vagas, de lazer a música poderá fazer parte de sua vida.



Outra aluna também que contribuiu bastante para o sucesso do evento foi a aluna Samara, também estudante do 3º Ano “B” noturno, onde a mesma relatou o fato do evento ser uma oportunidade dos alunos e professores interagirem entre si, se conhecendo melhor, abrindo portas para um laço de companheirismo, pois alguns alunos nem mesmo se cumprimentavam estudando na mesma escola e até na mesma sala de aula. E o evento proporcionou um contato direto entre eles.

A professora Rosivânia Lopes que leciona português, inglês e espanhol na escola é uma das organizadoras do concurso a mais bela Estudante e Mister Estudantil, falou sobre a importância da comemoração do dia do estudante a nossa reportagem: “É muito importante para valorizar o aluno, como pessoa, como personagem central do ambiente escolar. Quando você valoriza o aluno mostrando o destaque, o lado pessoal, isso faz com que extingue mais o aluno a viver dentro do ambiente escolar a resgatar a cultura perdida. É para resgatar esses valores que a gente deve fazer esses eventos, pois estamos perdendo os alunos pra mídia, para o mundo lá fora.

A miss estudantil escolhida pelos jurados foi a aluna Jôse que é aluno do 3º Ano “A” matutino, ela que já havia sido escolhida miss estudantil no ano de 2010 quando estudava o 1º ano. O mister Estudante escolhido pelos Jurados foi o aluno Márcio Júnior aluno do 3º Ano “A” matutino, que relatou a importância do concurso, pois incentiva os alunos a se dedicarem mais nas atividades escolares.

Para a professora Irivânia Alves, que está de licença da escola, mas que não deixou de prestigiar o evento, pois a mesma, já foi diretora da escola no ano passado realizando eventos como esse, destacou que “é interessante, porque faz com que os alunos se engajem mais com a escola e com a equipe escolar, a realização do concurso faz com que o aluno veja que ele é capaz, basta se interessar, todos são iguais, tem capacidade e é só querer”.

Para o professor de matemática Jose Eronildo, a realização do evento é importante porque incentiva a crescer na vida, ter uma profissão, tudo depende da educação, único caminho que a gente tem para conseguir nosso objetivo. O Professor de Química Edson Júnior destacou o evento como sendo uma oportunidade de melhorar a relação entre aluno e professor que fica muito distante um do outro, e o evento proporciona este contato físico que servirá de apoio para desinibir os alunos, onde eles possam interagir em sala de aula. Com essa aproximação o aluno deixa de ver o professor como mandante.

Gilva que é da equipe de apoio pedagógico relatou que o evento tem por objetivo “resgatar a autoestima, valorizando o educando como cidadão itauense inserido na sociedade e integrá-lo em sua família, fazê-lo observar como é importante a educação, o estudo em sua vida, para o seu crescimento, tanto pessoal quanto profissional”. Já a coordenadora pedagógica da escola Socorro Paiva destacou a programação do evento, que mostrou os talentos em comemoração ao dia do estudante, no sentido de melhorar a aprendizagem no processo de ensino aprendizagem.

Pedimos desculpas ao professor de história e geografia Regis Neto, pois devido a uma falha no nosso equipamento não foi possível registrar o seu posicionamento.

O Cidade News parabeniza o evento realizado pela Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro e agradece a equipe organizadora pelo convite e poder realizar a cobertura desse evento. Parabéns a toda equipe escolar.

















Fonte: Arlindo Maia da Redação do Cidade News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário