terça-feira, 18 de setembro de 2012

Conselho de Medicina vai pedir intervenção federal na saúde do RN

Encontro reuniu vários segmentos da sociedade

Cézar Alves/Da Redação

O presidente do Conselho de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern), Jeancarlo Fernandes Cavalcante, em comum acordo com a sociedade civil organizada e o apoio do senador Paulo Davin, do PV, disse ao Defato.com que vai solicitar a intervenção federal para acabar com a calamidade nos setores de emergência/urgência dos serviços de saúde pública nos hospitais do Estado.

A medida foi decidida em reunião que aconteceu no auditório do Cremern, com a participação dos representantes do Conselho Estadual de Assistência Social, Comissão dos Direitos Humanos da OAB/RN, Centro de Referência de Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Conselho Estadual dos Direitos Humanos e o senador Paulo Davim, do PV.

Jeancarlos Fernandes Cavalcante disse que o objetivo da reunião era discutir a estratégia que deve ser adotada pelo Cremern para buscar soluções práticas para o fim da calamidade na saúde nos hospitais de emergência urgência no Rio Grande do Norte. O presidente destacou que as ações anunciadas pelo governo não contemplam o socorro de emergência e urgência.

Inclusive, lembra Jeancarlos Fernandes, já são quase três meses que a própria governadora Rosalba Ciarlini decretou estado de calamidade pública na saúde do Rio Grande do Norte, reduzindo assim a burocracia para adotar as medidas necessárias de contenção da calamidade, em especial no maior hospital do Rio Grande do Norte: o Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal.

O Cremern visitou o Walfredo Gurgel semana passada e constatou pessoalmente que a calamidade continua. “Já esgotamos todas medidas administrativas e até jurídicas para resolver esta questão. Agora vamos buscar uma solução fora. E esta solução pode ser o que sugeriu o Centro de Referência de Direitos Humanos da UFRN, ou seja, uma intervenção federal ou uma denuncia formulada na Corte Internacional, com sede na Costa Rica”, disse Jeancarlo Fernandes.


Durante a reunião, o senador Paulo Davim, do PV, disse que conversou em Brasília com o ministro Alexandre Padilha, sobre a calamidade na saúde do RN. "conversei em Brasília sobre a possibilidade de uma intervenção federal e já entrei em contato com a governadora Rosalba Ciarlini", disse o senador, que á favor de uma intervenção federal o quanto antes.

O senador Paulo Davin (esq.foto) acrescentou que o "Governo deve prestar contas ao Ministério da Saúde sobre os três meses de calamidade na Saúde no RN". “Entendemos que a saúde no RN está caótica em todos os níveis. Mas, em nossas ações, tivemos que dá prioridade na busca por solução na parte mais complicada, que é o setor de emergência/urgência”, explica Jeancarlo


Walfredo Gurgel registra seis mortes por dia

Jeancarlos Fernandes disse que a diretora do Hospital Walfredo Gurgel, Maria do Socorro, informou durante a visita semana passada que seis pacientes morrem por dia na unidade hospitalar. “Não podemos afirmar que todos são em decorrência do caos, mas uma grande maioria, sim, pois são aqueles que precisam de um medicamento ou UTI e não tem”, diz.

Doutor em Ciências Biológicas, Jeancarlo Fernandes também e mostrou muito preocupado com o risco de infecção hospitalar no Hospital Walfredo Gurgel. Segundo ele, existe um espaço entre pacientes que deve ser respeitado para evitar este tipo de contaminação, o que não acontece no Walfredo Gurgel. “As macas ficam coladas uma nas outras”, denuncia.

Ainda conforme Jeancarlo Fernandes, os próprios médicos, enfermeiros e técnicos que trabalham no hospital, assim como acompanhantes dos pacientes, estão correndo sério risco de contaminação por bactérias, pois, segundo ele, “estas pessoas estão expostas 24 horas por dia a todos os tipos de situação de alto risco de infecção”, destaca o médico.

Além da falta de material, medicamentos e espaço para atender os pacientes em estado grave, o caos é ainda mais grave porque não existe um destino para os pacientes serem submetidos a cirurgias eletivas, especialmente ortopédicas, isto porque a Prefeitura de Natal não pagou aos dois hospitais que faziam estes tipos de cirurgias. Estes pacientes, segundo Jeancarlo Fernandes ficam em macas nos corredores do Walfredo Gurgel. Já são mais de 90. Mais de 20 estão em estado grave aguardando vaga na Unidade de Terapia Intensiva.





Providências – Entre uma denúncia formulada na Corte Internacional e uma intervenção federal, o Creme/RN pela segunda opção. “Vamos pleitear uma intervenção federal nos serviços de saúde no Rio Grande do Norte, em especial nas áreas de emergência e urgência, considerando que as medidas adotadas até agora não surtiram efeito”, destaca.


Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário