sábado, 24 de novembro de 2012

Riacho da Cruz: Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado com caminhada e apresentações culturais.




Cultura negra é valorizada em Riacho da Cruz 



A Prefeitura de Riacho da Cruz, por meio do CRAS e das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação e Cultura promoveu, nesta quinta-feira, 22, várias atividades em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. A programação começou às 16h com uma caminhada pelas principais ruas da cidade. Posteriormente, diversos grupos culturais se apresentaram em frente ao CRAS. Todos enfatizando a cultura negra. O momento festivo teve como objetivo principal, valorizar e conscientizar toda a comunidade sobre a importância da cultura negra para a formação da nossa sociedade.



O círculo de apresentações foi iniciado por alunos da Rede Municipal de Ensino com a Dança de São Gonçalo mirim. Em seguida o grupo musical Batulata apresentou-se mostrando um repertório repleto de músicas e danças afrodescendentes como o Samba, Maculelê e Capoeira.


Grupos culturais Batulata e São Gonçalo mirim

Logo após, foi a vez dos descendentes de quilombolas residentes em nosso município se apresentaram em Praça Pública com o grupo de São Gonçalo e também com a Dança de Santo Antonio. Ainda tivemos apresentação do Grupo de Mulheres do CRAS do município.

Grupo de São Gonçalo mantém a tradição

Para o prefeito Marcos Aurélio, “O Dia Nacional da Consciência Negra é para nós de Riacho da Cruz um momento para enaltecermos e valorizarmos nosso povo e passado, visto que Riacho da Cruz tem sua população formada em grande parte por descendente de quilombolas. As várias apresentações hoje realizadas em Praça na Pública é uma mostra do nosso cuidado para que as tradições culturais vivas em nosso município através dos remanescentes de quilombolas, como, por exemplo, a Dança de São Gonçalo não desapareçam. Estou muito feliz em ver que, com o nosso apoio, adultos, idosos e crianças do nosso município mantém a cultura afrodescendente viva e ativa. Riacho da Cruz tem forte tradição afrodescendente e essa tradição nós conservaremos”, enfatizou Marcos Aurélio.    

O Dia da Consciência Negra foi criado em janeiro de 2003, pela lei nº 10.639. O dia é lembrado por ser conhecido como a data de morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, ocorrida em 20 de novembro de 1695. Zumbi do Palmares, como ficou conhecido, liderou um grupo de negros que lutou contra a escravidão no Brasil.


Veja mais fotos: 

Caminhada deu início às comemorações

Prefeito Marcos Aurélio assistiu às apresentações

Jovem participante do Grupo Batulata

Alunas da Rede Municipal de Ensino participaram das comemorações
  
Grupos apresentaram danças afrodescendentes em Praça Pública




Créditos: Blog Riacho da Cruz de Verdade


Círios Vannuci de Souza

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO DA PMRC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário