domingo, 30 de dezembro de 2012

MUNICÍPIO PAU DOS FERROS RECEBE BASE DO SAMU COM UNIDADE AVANÇADA


A governadora Rosalba Ciarlini cumpriu agenda na manhã deste sábado (29) na cidade de Pau dos Ferros, aqui a governadora realizou mais uma ação para aumenta a área de abrangência do Serviço de Atendimento móvel de Urgência (SAMU), no estado.
A meta do Governo do RN anunciado pela governadora ainda em campanha é a de oferecer o serviço em cada uma das microrregiões do Rio Grande do Norte, em Pau dos Ferros a População passou a contar a partir de hoje com duas unidades de suporte, sendo uma ambulância de suporte básico, e outra para suporte avançado.
A unidade de suporte básico conta com uma equipe de seis profissionais (técnico de enfermagem e condutor socorrista), que fazem o revezamento para assegurar o preenchimento da escala. Já a unidade de suporte avançado conta com uma equipe de médico, enfermeiro e condutor socorrista e é equipada com estrutura de UTI móvel e auto pulse, um equipamento que possibilita que seja realizada a massagem cardíaca automática, deixando o profissional livre para realizar outras intervenções e procedimentos.
O deputado Getúlio Rego, natural da cidade de Pau dos Ferros, agradeceu a iniciativa da governadora em contemplar o interior do estado com um atendimento de urgência de qualidade. "Os investimentos apresentados pela governadora Rosalba Ciarlini só estão sendo possíveis graças a dois anos de prudência, ajustes financeiros, responsabilidade com o dinheiro público. Podemos nos orgulhar de uma governadora que não estampa capas de jornais com escândalos e corrupção, graças a essa maneira de administrar é que as coisas realmente importantes chegam à população", declarou o deputado Getúlio Rêgo.
A base instalada em Pau dos Ferros está equipada com sala de repouso, sala de leitura, mini-copa, banheiros, garagem, local para lavagem da ambulância e espaço para desinfecção de equipamentos.
O Coordenador do SAMU Metropolitano, Luiz Alberto informa que a regionalização do serviço está sendo possível graças a uma parceria tripartite entre o Ministério da Saúde, governo do RN e prefeituras, cada um com sua responsabilidade. "As prefeituras são responsáveis pela cessão do prédio onde é instalada a base e a mão de obra, que é composta de servidores das secretarias de saúde municipais.
O Governo Federal é incumbido da cessão das ambulâncias, e para o governo do estado, fica a responsabilidade de arcar com medicação, insumos, equipamentos, fardamentos, comunicação via rádios, abastecimentos dos veículos, o contrato com os médicos e treinamento da equipe. Todos os profissionais que irão atuar nas novas bases regionais passaram por treinamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública, foram 15 dias de curso com uma carga horária de 120 horas/aula.

Por Assecom-RN via PF Online
Fotos: Franskin Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário