terça-feira, 19 de março de 2013

Estudantes podem efetuar inscrições para o Pronatec até amanhã pela internet



As inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) foram prorrogadas e podem ser efetuadas até amanhã através do sítio: www.pronatec.rn.gov.br. Podem se inscrever os estudantes da rede estadual matriculados no Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em todo o Estado, estão sendo ofertadas mais de 11 mil vagas para cursos técnicos profissionalizantes e de formação inicial e continuada. Já em Mossoró, estão sendo oferecidas 302 vagas, segundo Goreti Silva, da 12ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Desporto (Dired).

"O número de inscritos para todos os cursos da modalidade técnica já ultrapassou a quantidade de vagas. No entanto, na modalidade formação inicial e continuada, a quantidade de inscritos até agora ainda não atingiu o número de vagas", afirma Goreti Silva.

Estão sendo ofertadas vagas para os seguintes cursos técnicos: Automação Industrial (20), Segurança no Trabalho (70) e Petróleo e Gás (80). Já para os cursos de formação continuada estão sendo oferecidas: Caldeireiro (20), Almoxarife de Obras (20), Reparador de Aparelhos Eletrodomésticos (32), Traçador de Caldeiraria (40) e Lixador (20).

Ainda segundo Goreti Silva, caso a quantidade de inscritos ultrapasse o quantitativo de vagas ofertadas, o processo de escolha para o preenchimento será realizado através de um sorteio. "O próprio sistema procede o sorteio e já preenche as vagas. Depois disso, os selecionados devem efetuar a pré-matrícula", afirma.

O resultado da seleção será divulgado no dia 1º de abril. Já o período de matrículas será iniciado em 8 de abril e segue até 12 de abril, diretamente nas instituições ofertantes dos cursos. Para a inscrição são necessários os seguintes documentos: número de inscrição, documento de identidade, comprovante de residência e CPF.

No Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) e o Ministério da Educação realizam o Pronatec em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

 Fonte: Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário