segunda-feira, 18 de março de 2013

Volume de água do açude de Riacho da Cruz diminui gradativamente e situação é preocupante

A seca que assola o Rio Grande do Norte vem preocupando agricultores, pecuaristas e a população como um todo, que precisa, sobre tudo, do líquido precioso, a água.

Num levantamento feito pelo Mural, constatamos que vários açudes da região Oeste Potiguar estão com seus níveis muito baixos, uns quase secos, outros em estado crítico e alarmante.

A situação do açude publica de Riacho da Cruz é muito preocupante, pois o mesmo apresenta a cada dia um volume de água mais baixo. Estamos no período mais quente, sem chuvas, devendo se prolongar por toda a região nordeste até Junho. A situação é dramática e, mesmo que chova, vai continuar dramática. É um ou outro reservatório onde acaba caindo uma chuva muito boa, enche, e ele aguenta. Mas isso tem sido exceção. A regra, infelizmente, é o reservatório com baixo acúmulo de água.
O açude que abastece as cidades de Riacho da Cruz, Viçosa e Portalegre, deixa os mais de 12 mil habitantes destes municípios com sério risco de ter de procurar novos mananciais para abastecimento público de água, uma vez que o mesmo, responsável pelo abastecimento de água destes municípios será insuficiente para suprir a demanda caso a escassez não seja cessada.

Todos torcem para que tenhamos um bom inverno, para que a água utilizada e evaporada seja reposta.

Fonte: O Mural de Riacho da Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário