segunda-feira, 15 de abril de 2013

Cidadão Itauense denuncia má distribuição do milho subsidiado pela CONAB na sessão da Câmara em Itaú-RN.



O futuro pertence a Deus. A nós como seres crentes, só nos restar crer em uma perspectiva vindoura. Porém não isso que vemos diante uma seca jamais vista nos últimos 50 anos.

Diante disso o Governo Federal tem se mobilizado juntamente com demais órgãos, estados e municípios, na busca de solução no enfrentamento contra a seca. E uma dessas medidas é a distribuição de ração e milho a preços mais acessíveis aos agricultores que tem sofrido para manter a sua criação de animais vivos.

Mas nem tudo transcorre como realmente está no papel, ou deveria ser. Na última sexta-feira (12) um cidadão expôs sua indignação como vem sendo feita a distribuição desses recursos, principalmente a falta de caráter de alguns agricultores que usam de má fé para se aproveitarem do beneficio vindo do Governo Federal.

Após as explicações pessoais dos vereadores, o cidadão pediu para que a democracia pudesse ser exercida, no que se refere as distribuições, e que as análises dos poços fossem feitas de maneira em que realmente beneficiasse as pessoas que necessitam e não aqueles que querem se beneficiar como no caso do milho, onde o mesmo denunciou a respeito de criadores que, em posse de ração comprada a preços menores, subsidiados pelo governo federal, revendem a mercadoria, o que é ilegal. Não sabendo por qual motivo uma única pessoa consegue retirar consecutivas vezes as sacas de milho, sendo que existe um grande burocracia para adquirir pelo menos alguma parte da quantidade permitida pelo projeto.


O Vereador Paulo Moreira (PHS) retratou fatos comprovados pela população em que pessoas que não possuem rebanho, recebe o benefício e revende a preço de mercado, exigindo uma fiscalização por parte dos responsáveis.

Já o vereador Ítalo Medeiros (PMDB) também argumentou sobre o assunto, dizendo que a situação já está passando dos limites, denunciando o desperdício de água por parte de alguns munícipes que não tem consciência da situação e fazem extravio dos recursos. Aproveitando a deixa para denunciar da existência de agricultores que já receberam 5 (cinco) vezes, enquanto outros se foram beneficiado uma vez foi muito.

imagesCAF6NRIWEssa situação não acontece somente em no município de Itaú-RN, a mídia do Rio Grande do Norte vem trazendo constantes denuncias da má distribuição desses recursos. O deputado Vivaldo Costa criticou em seu programa de rádio no dia 22 e março de 2013, o desempenho da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) de Caicó. Segundo Vivaldo o homem do campo tem enfrentado constantes problemas de filas, burocracia e até indisposição, para conseguir o milho subsidiado que é oferecido pelo órgão.

“Essa reclamação é quase que generalizada. Para salvar o rebanho o homem do campo precisa do milho, mas infelizmente este não tem chegado em quantidade suficiente. Vi as lideranças ligadas a Henrique serem enfáticas garantindo que o milho chegaria ha todos os municípios de maneira satisfatória. Eu não sei o que está havendo, mas a triste realidade é que este milhão não está chegando, é lamentável”, protestou o Papa Jerimum.

Vivaldo se colocou a disposição dos pecuaristas para reivindicar um tratamento justo e uma correta distribuição do milho. “Já fiz pronunciamentos, reclamações, denuncias através da Assembleia Legislativa, já fiz desafio às lideranças ligadas a Henrique Eduardo, mas infelizmente as providencias não foram tomadas satisfatoriamente. Espero que o presidente da Câmara dos Deputados [Henrique] possa resolver junto a CONAB a falta de milho dos pecuaristas do Seridó e do Rio Grande do Norte já que todos estão sofrendo as consequências desta seca”.

Está faltando também em nosso município as autoridade tomarem as redias da situação e procurarem uma solução para o problema, ao invés de ser cúmplice e beneficiar pessoas que tem condições suficiente de comprar a saca do milho a preço de mercado enquanto que os pequenos agricultores tem se sacrificado para conseguir migalhas deixadas pelos responsáveis pela distribuição, não se vendo nenhum incentivo que possa colaborar com esses agricultores, seja na agilidade da documentação, seja no transporte. Isso é uma verdadeira vergonha.

Fonte:  Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário