quarta-feira, 17 de abril de 2013

Deputado pede integração de recursos hídricos e prevê colapso no Rio Grande do Norte



O deputado Fernando Mineiro (PT) chamou atenção para o problema do abastecimento de água para consumo humano do Rio Grande do Norte e solicitou ao Governo do Estado a criação de um sistema integrado de recursos hídricos.
Segundo Mineiro, muito tem se falado sobre os efeitos da seca, sobre a situação do gado e as dívidas dos produtores, mas é preciso observar as questões do abastecimento de água. “Todas essas questões são muito graves. Mas o abastecimento de água para o consumo humano está entrando em colapso”, afirmou.
Segundo Mineiro, a Companhia de Água e Esgotos do RN (Caern) opera em 154 municípios, e em outros 13 existe o sistema próprio de abastecimento. “Teoricamente, a Caern atinge uma população de 2.878 milhões. No entanto, na realidade, essa água não está sendo levada a todas essas pessoas. O sistema autônomo abastece cerca de 290 mil pessoas. Precisamos de um sistema integrado de recursos hídricos, pois hoje ele só existe no papel”, declarou.



Para o deputado, a seca agravou a situação do abastecimento, no entanto, ele acredita que o colapso se deu por má gestão. “Existe outra seca, a estiagem da administração. Fiquei sabendo que existem recursos no Governo para serem usados no enfrentamento da seca e não foram utilizados. Ou o Estado determina uma ação conjunta e decide quem vai coordenar, ou a situação não irá melhorar”, declarou.

O líder do Governo na Casa, o deputado Getúlio Rego (DEM), afirmou que, da parte da governadora Rosalba Ciarlini há um empenho para tentar solucionar os problemas da seca. “O Estado está abalado pelo destroço da economia rural, não há produtividade agrícola, nosso rebanho está sendo dizimado. Mas eu tenho testemunhado distribuição de ração para os pequenos produtores, por parte do Governo. Há uma vertente de uma nova negociação para contratar produção de 100 hectares de sorgo para distribuir”, afirmou.

Fonte: Assembleia Legislativa via O Mural de Riacho da Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário