sexta-feira, 19 de abril de 2013

Mossoró registra maior chuva do ano, segundo a Ufersa



A chuva da tarde de ontem (18) foi a maior do ano até agora em Mossoró, de acordo com o climatologista José Espínola, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
Em Mossoró, há duas estações meteorológicas: uma na Ufersa, outra no bairro Aeroporto.
A primeira registrou 8,2 milímetros no entorno da instituição, no bairro Alto de São Manoel; a segunda, 30 milímetros. De 1º de janeiro até o dia 17 de abril, foram registrados apenas 32 milímetros.
Os índices pluviométricos de ontem foram animadores, ainda mais quando o chamado período chuvoso – fevereiro a maio – ainda tem um mês para acabar.
Apesar disso, os climatologistas preferem manter cautela quanto a previsões. “147 municípios ainda estão praticamente sem chover, como em Mossoró”, afirmou o professor Espínola.

ALAGAMENTOS
A chuva durou cerca de meia hora. Foi o necessário para alagar o bairro Centro.
 Em locais como a Central de Abastecimento (antiga Cobal) a água subiu a ponto de limitar o acesso de pedestres e entrou em algumas lojas.
“Tive que dar uma volta no quarteirão para poder deixar minha filha no colégio”, contou a comerciante Alice Belarmino, cuja filha estuda no Colégio Pequeno Príncipe, na rua Marechal Floriano, bairro Paredões, onde também houve muitos alagamentos.
A Prefeitura de Mossoró começou a preparar o plano de contingência em fevereiro e realizou limpeza de bueiros. Nada disso, impediu que tais situações acontecessem.
O trânsito na avenida Dix-neuf Rosado (popular Leste-Oeste) ficou bastante engarrafado por volta das 13h.
Situação semelhante foi verificada no entorno da praça Cícero Dias, onde obras da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) deixaram buracos que acumularam água.
No bairro Santa Delmira, moradores registraram nas redes sociais que alagamentos também atrapalharam trânsito e circulação de pedestres.
Em alguns bairros, houve falta de energia. Ainda assim, os mossoroenses comemoraram bastante a chuva. “Nunca imaginei que ia tomar banho de chuva em Mossoró”, disse a estudante Jeciane Souza.

Fonte: Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário