terça-feira, 9 de abril de 2013

Taboleiro Grande: Prefeita Klebia Bessa vai fortalecer atuação dos conselhos municipais

A prefeita municipal de Taboleiro Grande, Klebia Bessa, tem em sua proposta de governo Fortalecer a atuação dos Conselhos Municipais. 
A prefeita que desenvolve um novo modelo de gestão com valorização do controle social pretende fortalecer a atuação dos Conselhos de Assistência Social, dos Direitos da Criança e do Adolescente, dos Direitos do Idoso e outros que possam ser criados no município.

A fim de ampliar a ação dos conselhos, o governo municipal irá desenvolver mecanismos que irão fortalecê-los, oferecendo suporte operacional e formação dos conselheiros por meio de cursos.
“Queremos fortalecer os mecanismos de controle social, como a reestruturação dos conselhos que antes era só um faz de conta”. Disse a chefe do executivo.

“A atuação dos conselhos é importante para que a administração pública possa atuar em sintonia com os anseios da comunidade. Isso teria evitado a situação extrema a que chegou a prefeitura de Taboleiro”, exemplificou.

O controle social pode ser feito individualmente, por qualquer cidadão, ou por um grupo de pessoas. Os conselhos gestores de políticas públicas são canais efetivos de participação, que permitem estabelecer uma sociedade na qual a cidadania deixe de ser apenas um direito, mas uma realidade. A importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas.

Os conselhos são espaços públicos de composição plural e paritária entre Estado e sociedade civil, de natureza deliberativa e consultiva, cuja função é formular e controlar a execução das políticas públicas setoriais. Os conselhos são o principal canal de participação popular encontrada nas três instâncias de governo (federal, estadual e municipal).

Fonte: O Mural de Riacho da Cruz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário