quinta-feira, 25 de abril de 2013

Taboleiro Grande: Prefeitura lança o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no município


A prefeitura municipal de Taboleiro Grande, por meio da secretaria municipal de Educação, realizou, na noite de ontem (24), o lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O evento aconteceu no salão da Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa. De acordo com a secretária municipal de Educação, Socorro Bessa, a adesão ao projeto representa um avanço significativo na qualidade da educação no município.

O curso terá a duração de dois anos, com participação de aproximadamente 10 professores da rede municipal de ensino de Taboleiro Grande. A primeira etapa é de Língua Portuguesa e a segunda de Matemática, sendo que cada uma terá carga horária de 120 horas por ano. O curso é baseado no programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas.

A coordenadora da Escola Abrão Cavalcante Bessa, Alzira Rocha, falou da importância da adesão do município ao PNAIC e cobrou a participação dos pais no acompanhamento do dia a dia dos filhos. Segundo ela, o treinamento irá auxiliar no trabalho dos professores no trabalho com os alunos. "Queremos melhorar o ensino, garantindo que os estudantes possam ter um bom desenvolvimento", disse a coordenadora.

Para a Secretaria de Educação do Município, todos os problemas da educação têm relação com a alfabetização. "Parabenizo o município de Taboleiro Grande por também pactuar com a alfabetização na idade certa", disse ela.

Coordenação

Em Taboleiro Grande as ações do Pacto estão sendo coordenada pela professora Alexandrina Neta, e as orientações pedagógicas são da professora Luzivânia.

Pacto

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. “Taboleiro Grande também aderiu a este compromisso, proporcionando aos educadores e aos educandos mais uma oportunidade de crescimento e valorização”, observa a secretária de Educação.

A prefeita Klebia Bessa não pode está presente, mas, nos enviou sua mensagem, Klebia explicou que o programa mostra que a educação em Taboleiro Grande é uma política de governo e salientou a importância do programa. "Quem aprende na idade certa, além de se desenvolver bem, vai ensinar boas maneiras e também dirá que educação é importante para o desenvolvimento humano", assegurou a prefeita.

Estiveram presentes neste momento inicial a Secretária de Educação Socorro Bessa, A diretora da escola Abraão Cavalcante Bessa, Sonia, Secretários do município, vereadores: Júlio Araújo, Vágner Rodrigues, Aluízio Paulino, Garlênia Maria, Elândio de Freitas e Jeffson Alves, quem também esteve presente foi Dagoberto Bessa, Prefeito de Severiano Melo.







Fonte: O Mural de Riacho da Cruz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário