quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Com surto de hepatite A, Manari, em PE, não adere ao Mais Médicos

manari ficha (Foto: Arte/G1)
Em meio a um surto de hepatite, a cidade de Manari, no Sertão Pernambucano, é um dos seis municípios com piores índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM)  do país que não aderiu ao programa Mais Médicos, do governo federal, segundo cruzamento de dados feito pelo G1.
Com 18 mil habitantes, a cidade tem o pior IDH de Pernambuco. O G1 foi até o município, onde encontrou postos de saúde onde não há médicos todos os dias, informações de mortes de crianças até um ano de idade e uma escola onde 14 crianças haviam contraído hepatite A.
A coordenadora interina da Atenção Básica de Saúde, Marília Carla de Oliveira, afirmou que "não existe a necessidade de solicitar [Mais Médicos]". "Profissionais a mais não fariam diferença, pois a escala de médicos da saúde básica está completa", diz ela.
Depois que a equipe de reportagem havia retornado do município, a secretária de Saúde, Sibele Monteiro, se manifestou em nota. Segundo ela, "o município ainda não aderiu ao Mais Médicos pois estávamos negociando com os brasileiros mesmo". O programa é aberto a inscrições de profissionais brasileiros e formados no exterior. "Mas como está difícil encontrarmos, estamos pensando, sim, em aderir ao programa", informou.
Para o atendimento básico, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que existem três médicos para quatro postos, mas que serão construídas mais quatro unidades.
Segundo a secretária, no entanto, o Ministério da Saúde poderia ajudar mais o município “na liberação de equipamentos, remédios, exames”. Sobre o surto de hepatite, ela diz que todos os casos estão sendo acompanhados por equipes de saúde da família e que aguarda laudos sobre possível contaminação da água no povoado.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário