quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Participantes colocam em prática as orientações de empreendedorismo da OSE em Itaú-RN.

A noite já começou bem movimenta nesta quarta-feira (25), com os participantes colocando em prática as orientações recebidas durante os dias anteriores sobre como investir no mercado empreendedor. Os participantes trouxeram vários exemplos de empreendedorismo, onde cada um foi exercendo na prática a atividade, a qualidade e o benefício dos seus produtos.

Os facilitadores orientaram nesse 3º dia como os empreendedores poderiam melhorar as vendas de seus negócios através da propaganda e qualidade dos produtos em questão, e que através dessas experiências os empreendedores analisarão os investimentos visando a lucratividade.

Neste momento foram avaliados os desafios enfrentados e as formas de marketing que cada empreendedor deve fazer para vender os seus produtos, mostrando além dos preços a qualidade e as pessoas que irão garantir o diferencial do seu negócio.

No intervalo os participantes voltaram a praticar de vendas, onde a feira gerada durante a OSE foi bem participativa, porém não sabemos precisar se os empreendedores obtiveram lucros em suas empresas, algo que só será possível após o balanço no final das vendas que permaneceram após a OSE.



Os facilitadores tentam repassar aos participantes os riscos de um negócio mal planejado e a falta organização na hora de colocar em prática suas ideias, onde as tomadas de decisões deve ter um ponto certeiro, demonstrado através da dinâmica das bolinhas, que na vida temos muitas oportunidades de errar e acertar; sendo estabelecidas três (03) situações para avaliação dos participantes em referência ao se lanças nos negócios, observando esses momentos para superar os desafios e minimizar os riscos.

Com isso os participantes perceberam que para todo e qualquer negócio é preciso haver um planejamento, mesmo sabendo dos riscos tem que estabelecer os desafios e processar as informações adquiridas através da pesquisa de mercado e a situação vivenciada na localidade alvo do empreendimento.

Na oficina os participantes foram orientados a elaborar um plano de negócio, que se dá através de anotações sobre o negócio que você pretende montar. Com isso é possível se ter uma avaliação prévia, que poderá reduzir as possibilidades de desperdícios de recursos e esforços, pois colocar no papel as condições atuais de uma empresa e analisar suas possibilidades, pode dar uma visibilidade muito mais clara de como proceder se houver necessidade de mudanças.



Em seguida todos participaram de uma palestra, ministrada por Artur do escritório do SEBRAE/RN de Mossoró-RN sobre Empreendedor Individual, para os empreendedores que não são formalizados e precisam dessa formalização receberam as orientações de como legalizar seu negócio.

Dayanne do escritório do SEBRAE/RN de Natal-RN, falou sobre os benefícios previdenciários para os empreendedores formalizados.




Os interessados em formalizar seu comércio, foram orientados a procurar os trainee’s do SEBRAE-RN na sede da Prefeitura Municipal de Itaú que estarão a disposição na manhã dessa quinta-feira (26) para dar entrada no MEI.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário