sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Participantes da OSE de Itaú aprendem sobre mudanças, custos e planejamento.

O 4º dia OSE, quinta-feira (26), o tema principal foi a mudança, algo que surpreendeu os participantes quando os facilitadores trocaram suas salas, fazendo um rodízio, mostrando  o impacto da mudança, para que fossem comparadas com o mercado de trabalho, que foi possível identificar o quanto não estamos preparados como empreendedores.
Trabalhando sobre a competência: Mudar para obter melhores resultado, os facilitadores orientam ficar atento as mudanças, para se adaptar ao ambiente.
O intuito da oficina era mostrar aos futuros e atuais empreendedores antecipar-se aos acontecimentos para não serem pegos de surpresa, evitando as percas de clientes, destacando como essencial a inovação.
A dinâmica desta quinta-feira, os participantes teriam que usar as sucatas trazidas para oficina no intuito de elaborar um novo produto. Alguns empreendedores esqueceram de planejar  ao inserir uma nova mercadoria, causando assim um prejuízo, por não terem feito uma pesquisa, e os gastos utilizados no novo produto.
Em seguida os facilitadores mostram aos participantes a importância da qualidade e a eficiência dos produtos, podendo fazer melhor gastando muito menos. Através de exemplos práticos foi possível mostrar através da realidade vivenciada  no dia a dia de cada um, obtendo um melhor aprendizado, no entanto, diante as diferenças existentes, notou-se que todo empreendedor precisa de um autoplanejamento.
A falta de planejamento para um empreendedor é o mesmo que desperdiçar. Para se obter sucesso nos negócios, os participantes aprenderam que para ter sucesso, é preciso planejar, traçar metas a serem vencidas, obedecendo o passo a passo do planejamento, logo após os participantes aprenderam como calcular os custos de um empreendimento para obtenção dos lucros, esclarecendo quanto deveria ser cobrado pelos produtos oferecidos aos consumidores. A noite foi encerrada com uma palestra motivacional ministrada por José Carlos do SEBRAE-RN.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário