quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Estudante do RN cria aplicativo que corrige gabarito do Enem

Pedro Felipe Menezes conta que objetivo é 'automatizar correção' da prova do Enem (Foto: Divulgação/Carrato)


Criar uma forma de facilitar a vida dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi o que motivou o estudante Pedro Felipe Menezes, de 18 anos, a desenvolver um aplicativo para correção dos gabaritos das provas. Criado no ano passado, o "Gabarito Enem" (clique aqui para experimentar) ganhou nova roupagem na internet e versão para Iphone e Ipad. O Ministério da Educação (MEC) divulgou o gabarito oficial do exame nessa terça-feira (29).

Estudante do projeto Metrópole Digital, que forma mão-de-obra especializada em desenvolvimento de hardware e software em Natal, Pedro Menezes desenvolveu o aplicativo em parceria com o amigo Igor Lira, que é da cidade de Garanhuns, em Pernambuco. "Após a prova no ano passado pensamos em montar um site onde pudéssemos automatizar a correção dos gabaritos", explica.



No aplicativo, o usuário marca a opção e recebe a correção automaticamente. Ao fim, o Gabarito Enem mostra no campo superior da ferramenta o número de acertos, erros e o percentual de questões respondidas corretamente. O candidato tem a opção de escolher pelo 1º ou 2º dia do exame.

No caso do 1º dia, são mostradas apenas opções da cor da prova feita pelo candidato. Já no 2º dia, o aplicativo também disponibiliza as opções pela prova de inglês ou espanhol. "Nossa ideia era exatamente desenvolver um aplicativo simples, funcional e mimalista", ressalta o jovem programador.

O Gabarito Enem foi lançado no último sábado (27) com uma correção extra-oficial. O gabarito oficial foi disponibilizado no aplicativo no início da noite dessa terça, quando o MEC divulgou as correções das provas de múltipla escolha.


Fonte: G1 / RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário