domingo, 24 de novembro de 2013

Mulheres de Mossoró estão entre as que mais sofrem com a violência no Brasil



Andrey Ricardo/Da Redação
O corpo da jovem Dayara Pereira da Silva, 20 anos, foi encontrado em um matagal de Mossoró. Histórias como essa têm se repetido mais do que muita gente imagina. Esse é o trecho de uma reportagem de agosto deste ano, que ilustra a triste situação do município no que diz respeito à violência contra a mulher. Mossoró está na posição de número 61, entre as 100 mais violentas do Brasil. Na véspera da data que é comemorado o “Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher”, os dados mostram que ainda é preciso haver muita luta.
Os dados foram retirados da pesquisa Homicídio de Mulheres no Brasil, publicado pelo Mapa da Violência, que há anos retrata a situação da violência no Brasil e é considerada uma das maiores referências nacionais neste quesito. Para a verificação dos municípios, os pesquisadores levaram em conta somente àqueles que tinham mais de 26 mil mulheres, em 2010. Assim, 577 foram estudadas. O resultado das 100 piores foi divulgado e Mossoró é a 61º.

O levantamento observou os assassinatos registrados entre 2008 e 2010, totalizando 31 vidas perdidas.  A chamada “Capital do Oeste Potiguar” foi a única do Rio Grande do Norte que apareceu neste ranking. A situação do estado, como um todo, é preocupante, segundo os dados da pesquisa. No levantamento que considerou apenas as 27 capitais brasileiras, Natal ficou na posição de número 11. Já entre os estados, ficamos com a 17º posição.
Na situação das capitais e unidades federativas, os pesquisadores observaram somente o ano de 2010. Natal ficou com 27 registros de assassinatos contra mulheres, o que corresponde a quase 40% de toda a violência que foi registrada nas 167 cidades potiguares neste mesmo período. Ao todo, a violência contra o sexo feminino foi responsável pela perda de 71 vidas.

Fonte: Jornal de Fato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário