sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Em meio à crise no abastecimento Caern aumenta valor da tarifa de água distribuída em Pau dos Ferros

Aumento da taxa na cidade acabou gerando revolta em meio aos cidadãos.
Vivendo uma das maiores crises de abastecimento de água da sua história, a cidade de Pau dos Ferros foi surpreendida com a confirmação de alta na taxa cobrada pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) aos usuários locais.

Segundo o escritório local da companhia, o aumento da tarifa é da ordem de 11% e válido para todo o Estado. "A taxa é aplicada em todos os municípios e começa a ser cobrada junto com a conta de fevereiro", destaca Márcio José Lopes, chefe do escritório de Pau dos Ferros.

A aplicação da taxa na cidade acabou gerando revolta em meio aos cidadãos. Tudo em função da péssima qualidade da água servida no município. Com reserva de apenas 5%, a barragem que abastece Pau dos Ferros e outros municípios da região está com sua reserva comprometida e que não reage mais ao tratamento dado pela companhia.

"É inadmissível que a população tenha que pagar pela água que está recebendo. A cidade está consumindo uma lama com odor e gosto ruim, e, além de cobrar, ainda aumentam a tarifa?", indaga o professor Elilson Batista.

Segundo Elilson, o Ministério Público foi acionado para que seja tomada uma providência. "É inadmissível que a população continue a pagar pelo produto fornecido pela Caern. A sociedade precisa cobrar soluções e ações para amenizar este quadro de sofrimento", conclui.

Segundo o chefe do escritório local da Caern, Márcio José Lopes, esta semana o chefe do escritório regional da Caern esteve em São Paulo para assinar a autorização de compra dos canos que serão utilizados na estruturação da adutora de engate que levará água da barragem de Santa Cruz para Pau dos Ferros.

A expectativa é de que a obra seja iniciada na segunda quinzena deste mês. Segundo a Caern, a água da barragem tem uma autonomia de aproximadamente três meses, tempo que seria suficiente para a estruturação da adutora.


Fonte: O Mossoroense via O Mural de Riacho da Cruz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário