quarta-feira, 9 de abril de 2014

Emparn prevê ocorrência de chuvas pelos próximos seis dias

 blog Cidade News ItaúAs precipitações pluviométricas registradas nos últimos dias em Mossoró fizeram com que a cidade atingisse a marca de 291,7
milímetros de chuvas entre 1º de janeiro e 7 de abril de 2014, número que está dentro do prognóstico apresentado pelos meteorologistas para o período. Pelos próximos seis dias, a previsão da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) aponta ocorrência de novas chuvas.


"Para esta quarta-feira, a previsão é de pancadas de chuvas fortes em Mossoró no período da tarde. A média deve ser de 20 milímetros. A partir da quinta-feira, as precipitações diminuem, mas devem continuar sendo registradas até a próxima segunda-feira", afirma o meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot.
Na última segunda-feira, a cidade contabilizou 37,3mm de chuvas, média considerada satisfatória pela Emparn. "Para a região Central e Oeste, essa é uma boa média. Em Mossoró, as chuvas começam a cair sempre no início da tarde, devido aos chamados ventos de Aracati, que se descolam daquela região vindo em direção ao Oeste potiguar", explica Gilmar Bistrot.
Os 37,3mm de chuvas foram suficientes para que a população voltasse a sofrer com os inúmeros transtornos decorrentes da infraestrutura deficitária de Mossoró. Ruas do centro da cidade alagadas, árvores derrubadas, entre outros problemas, são constatadas a cada nova precipitação ocorrida na cidade.
No último encontro entre meteorologistas de todo o Nordeste, realizado em Recife, no final de março, a tendência de chuvas dentro da normalidade na região foi reforçada. Na ocasião, os percentuais apresentados foram os seguintes: chuvas dentro da normalidade: 45%; acima do normal: 35%; abaixo do normal: 20%.
Se as previsões se confirmarem, até junho, Mossoró registrará o equivalente a 600 milímetros de chuvas. Em 2013, o município contabilizou pouco mais de 470mm, o que caracterizou o ano como seco. Já em 2012, foram cerca de 200mm, ano extremamente seco.

Fonte:  O Mossoroense via Cidade News 

Nenhum comentário:

Postar um comentário