quinta-feira, 17 de julho de 2014

Com cerveja na mão, ciclista zomba de PMs durante blitz da Lei Seca em Natal

Com uma latinha de cerveja na mão, ciclista passou pela barreira e zombou dos policiais (Foto: Tenente da PM Styvenson Valentim/G1)
Com uma latinha de cerveja, ciclista passou
pela barreira e zombou dos policiais
(Foto: Tenente da PM Styvenson Valentim/G1)
Saltar da bicicleta e empurrá-la por vários metros. Foi esta a punição imposta pela Polícia Militar a um ciclista que teria zombado dos agentes de trânsito que realizaram uma blitz da Operação Lei Seca durante a madrugada desta quinta-feira (17) na Zona Sul de Natal. Segundo o tenente Styvenson Valentim, do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), o ciclista estava com uma latinha de cerveja na mão e passou pela barreira, montada na Avenida Ayrton Senna, provocando os policiais.

“Ele zombou do nosso trabalho e nos desafiou. Rindo da nossa cara, disse que a polícia não poderia prendê-lo”, afirmou o oficial. "Mandei ele descer da bicicleta e ir empurrando. Ele estava embriagado e poderia cair, se machucando ou até causando um acidente", acrescentou Styvenson.
Além do fato inusitado, 10 motoristas foram presos em flagrante por estarem dirigindo sob a influência de álcool. Além destes, outros 13 condutores tiveram suas carteiras de habilitação retidas durante a blitz. Ainda de acorro com Styvenson, a operação realizou 158 abordagens no período de 1h às 3h.
Quanto à operação, o tenente explicou que o número de abordagens foi menor do que o de outras vezes. "Como foi um dia de menor fluxo de veículos, os números de prisões e apreensões também foram menores. A tendência é que no final de semana o número de abordagens aumente", explicou Styvenson.
Estatísticas
De 10 de janeiro a 28 de junho -  incluindo o período em que Natal sediou jogos pela Copa do Mundo - mais de 2 mil motoristas já foram autuados, somente na capital, ao serem flagrados dirigindo sob a influência de álcool. Destes, além de responderem administrativamente, 442 condutores foram presos, tiveram as carteiras de habilitação retidas e também responderão criminalmente pelo ato. A informação é do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), que coordena a operação Lei Seca.

Somente durante o Mundial, quando a capital potiguar ficou repleta de estrangeiros e turistas de todas as regiões do país, 338 motoristas foram autuados. Destes, 48 foram presos (incluindo 10 estrangeiros) por estarem dirigindo após ingerirem bebida alcoólica.
Ao todo, de acordo com o tenente Styvenson Valentin, que coordenou boa parte das ações de fiscalização, a maioria das barreiras foram montadas na Zona Sul, principalmente nas avenidas Engenheiro Roberto Freire, em ruas de Capim Macio, na avenida Ayrton Senna, em trechos das marginais da BR-101 e na Via Costeira, principal via de acesso à rede hoteleira.
A Arena das Dunas recebeu quatro partidas na primeira fase do Mundial. A primeira, entre México e Camarões, foi no dia 13. Os mexicanos venceram por 1 a 0. Os outros três jogos foram Gana 1 x 2 EUA, no dia 16; Japão 0 x 0 Grécia, no dia 19; e o clássico em que a Itália perdeu por 1 a 0 para o Uruguai, nesta terça-feira, dia 24.
Operação continua
O comandante geral da PM no Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo Silva, disse que a operação Lei Seca não acaba com o fim das jogos da Copa em Natal. “Ainda temos a Fifa Fan Fest, na praia do Forte, que segue até o último dia do Mundial, em 13 de julho. E depois da Copa vai continuar. Esta é uma ação permanente que busca, além da prevenção, a conscientização dos motoristas”, afirmou.

Arte bafômetro vale (Foto: Editoria de Arte / G1)
Lei Seca
As regras da Lei Seca consideram ato criminal quando o motorista é flagrado dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito: 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue.

Nesse caso, a pena é de detenção de 6 meses a 3 anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de obter a habilitação.
Condutores autuados por esse tipo de infração pagam R$ 1.915,40 de multa,  perdem 7 pontos na carteira e têm a CNH apreendida. O valor é dobrado caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.
Se o bafômetro registrar um índice igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, mas abaixo do 0,34 permitido pelo Código de Trânsito, o condutor é punido apenas com multa.
No exame de sangue, o motorista será multado por qualquer concentração de álcool, e pode ser preso se tiver mais de 6 decigramas de álcool por litro de sangue.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário