quarta-feira, 23 de julho de 2014

Estado de saúde de Ariano Suassuna permanece instável

O escritor Ariano Suassuna em imagem de 16 de junho de 2006  (Foto: Alexandre Belém/Estadão Conteúdo)

O estado de saúde do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, 87 anos, permanece sem alterações na manhã desta quarta (23), segundo a assessoria de comunicação do Hospital Português, no Recife. O boletim médico assinado pela neurocirurgiã Feliciana Castelo Branco, liberado às 11h, informa que o escritor continua com quadro de saúde instável e grave, com pressão arterial baixa e pressão intracraniana muito elevada. Ele permanece internado na UTI neurológica, em coma e respirando com ajuda de aparelhos.

Suassuna sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico na segunda-feira (21). Na mesma noite, o escritor passou por uma cirurgia para a colocação de dois drenos, numa tentativa de controlar a pressão intracraniana. Não há previsão de alta.
No ano passado, Ariano Suassuna foi internado duas vezes. Na primeira ocorrência, em 21 de agosto, sentiu-se mal em casa e precisou ser hospitalizado. Ele sofreu um infarto agudo do miocárdio de pequenas proporções, de acordo com os médicos, e ficou internado na unidade coronária, mas depois foi transferido para um apartamento no hospital. Recebeu alta após seis dias de internamento, com recomendação de repouso em casa e nenhuma visita.
Dias depois, foi levado ao hospital novamente - dessa vez, foi detectado um aneurisma cerebral. O escritor passou por um procedimento chamado arteriografia, capaz de tratar o aneurisma, saiu da UTI e foi levado para um apartamento do hospital, de onde recebeu alta seis dias depois da internação, no dia 4 de setembro.

Recuperado, retomou as atividades profissionais. Foi homenageado pelo Galo da Madrugada no carnaval e, na semana passada, ministrou uma de suas aulas-espetáculo no Festival de Inverno de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

Fonte: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário