quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Candidatos debatem propostas para o governo do RN na Inter TV Cabugi: Veja vídeo

Candidatos ao governo do Rio Grande do Norte participam de debate na Inter TV Cabugi (Foto: Alexandre Lago/G1)Quatro candidatos ao governo do Rio Grande do Norte participaram de debate realizado pela Inter TV Cabugi, afiliada da Rede Globo, na noite desta terça-feira (30) em Natal. No encontro, foram abordados temas como segurança, saúde, economia, recursos hídricos, pesquisas eleitorais e alianças políticas. Dividido em três blocos, o debate foi mediado pelo jornalista Ari Peixoto. Os candidatos fizeram perguntas entre si em dois blocos seguidos sobre temas livres e sorteados. No terceiro bloco, cada candidato fez suas considerações finais.

Participaram do debate Henrique Eduardo Alves (PMDB), Robinson Faria (PSD), Professor Robério Paulino (PSOL) e Araken Farias (PSL). A candidata do PSTU, Simone Dutra, foi a única que não participou do encontro porque seu partido não tem representatividade no Congresso Nacional. As regras de participação no debate foram apresentadas em reunião com representantes de todos os partidos.
Nas considerações finais, Araken Farias fez um comentário sobre a corrupção no país e fez um apelo para que os eleitores não vendam seus votos. "Cabe a você, eleitor, decidir no dia 5 de outubro. Vote em quem apresentou propostas para o Rio Grande do Norte", disse.

Na sequência, o Professor Robério Paulino disse: “Entendo a revolta dos eleitores com os políticos, mas não vote nos mesmos de sempre. O PSOL é uma opção melhor. Pesquise não só as propostas, mas também a história de cada candidato. Dê uma chance ao novo. Podemos ir ao segundo turno”.
O terceiro a falar foi Henrique Eduardo Alves. O candidato do PMDB pediu para o eleitor comparar e decidir antes de votar. "Você que viu e ouviu as histórias, que conhece o estado, sabe que não se pode mais aventurar, errar. É preciso mudar. Não dá para se arrepender quatro anos depois. E não se muda com radicalismo. É preciso força polícia para conquistar parcerias", concluiu.

O candidato Robinson Faria falou sobre um momento de ruptura com a estrutura política do estado e convidou o eleitor para participar de uma "grande mudança" no Rio Grande do Norte. "Até hoje cheguei aqui alimentado por um sonho de ousadia, resistência e coragem. Quero convidar você a fazer parte dessa história, um momento em que mudaremos práticas atrasadas e coronelistas", disse.

Regras
A ordem em que os candidatos fizeram perguntas foi sorteada com a presença de representantes de todos os partidos. O debate teve três blocos. No primeiro e no segundo bloco houve uma rodada de perguntas com tema livre e uma rodada com tema determinado. O terceiro bloco foi reservado para as considerações finais de cada candidato.

Nos dois primeiros blocos, cada candidato teve direito a fazer uma pergunta de tema livre e uma pergunta de tema determinado. Os candidatos podem ser escolhidos para responder a no máximo duas perguntas na parte de tema livre e duas na parte de tema determinado.

Os candidatos tiveram trinta segundos para fazer as perguntas. Os candidatos escolhidos tiveram um minuto e meio para a resposta. As réplicas e tréplicas tiveram duração de um minuto. No último bloco, cada candidato teve um minuto para fazer as considerações finais.





 Fonte: G1 via Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário