terça-feira, 7 de outubro de 2014

Dos oito deputados federais eleitos no RN, seis são 'herdeiros políticos'

Bandeiras do Brasil e do Mercosul em frente ao Congresso Nacional foram posicionadas a meio mastro (Foto: José Cruz/Agência Brasil) 
 
Da atual bancada do RN na Câmara, só dois deputados foram reeleitos (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Dos oito deputados federais eleitos no Rio Grande do Norte, seis são “herdeiros" de políticos tradicionais do estado. Depois das eleições deste domingo (5), a bancada do RN na Câmara Federal teve uma renovação de 75%. Da atual bancada, apenas Fábio Faria (PSD) e Felipe Maia (DEM) foram reeleitos.

O federal mais votado no RN foi Walter Alves (PMDB), com 191.064 votos. Ele é filho do senador Garibaldi Alves, que atualmente ocupa o cargo de ministro da Previdência Social. Aos 34 anos, Walter Alves possui dois mandatos na Assembleia Legislativa do RN e é formado em Gestão Executiva.

Rafael Motta (PROS) teve 176.239 votos no RN e foi o segundo deputado federal mais votado no estado. É filho de Ricardo Motta (PROS), atual presidente da Assembleia Legislativa do RN, que foi eleito para o sétimo mandato como deputado estadual neste domingo. Rafael Motta tem 28 anos, é formado em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e foi eleito o segundo vereador mais votado de Natal em 2012.
Fábio Faria (PSD) foi reeleito deputado federal com 166.427 votos no Rio Grande do Norte. Ele é filho do atual vice-governador do estado Robinson Faria (PSD), que foi para o segundo turno com Henrique Alves (PMDB) na disputa pelo governo do estado. Fábio tem 37 anos, é formado em Administração de Empresas, e já tem dois mandatos como deputado federal.
Zenaide Maia (PR) foi eleita deputada federal pelo Rio Grande do Norte pela primeira vez com 134.588 votos. Ela é irmã do deputado federal João Maia (PR) e candidato a vice-governador do RN na chapa liderada por Henrique Alves (PMDB). Zenaide tem 54 anos, é médica e atualmente é Secretária Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante, município da Grande Natal. Ela é casada com o prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado.
Felipe Maia (DEM) foi reeleito deputado federal com 113.722 votos. Ele é filho do senador José Agripino Maia (DEM). Felipe tem 41 anos, é formado em Direito e vai assumir o terceiro mandato como deputado federal.
Betinho Rosado Segundo (PP) foi eleito deputado federal no Rio Grande do Norte com 64.445 votos. Ele é filho do atual deputado federal Betinho Rosado (PP) que não concorreu è reeleição porque teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN). Betinho Segundo tem 32 anos e é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA).

Fonte: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário