sexta-feira, 7 de novembro de 2014

É possível burlar o recurso de 'mensagem lida' no WhatsApp?


Mensagem lida no Whatsapp
O recurso recém-lançado que permite aos usuários visualizarem quando as mensagens foram lidas não foi bem recebido por muitos internautas. Até então era possível saber apenas quando a mensagem chegou com sucesso ao seu destinatário, e quando foi a última vez ele esteve online. E com base nessas duas informações era possível deduzir que, possivelmente, a mensagem enviada também havia sido lida. Para esclarecer as dúvidas mais recorrentes sobre esse recurso, a coluna Tira-dúvidas de tecnologia preparou um guia com as questões mais recorrentes.

É possível ocultar a identificação de quando a mensagem foi lida?
Sim, mas parcialmente. Os usuários de iPhone podem usar do seguinte artifício para burlar recurso:

- Após receber a mensagem, habilite o modo avião.
- Leia as mensagens que desejar que o autor não visualize o momento em que ela foi aberta. Depois disso, retorne as mensagens lidas.
- Desabilite o modo avião.

Esse artifício funciona, porque o aparelho deve estar conectado à internet para que a confirmação de leitura seja exibida. Em modo offline, as mensagens são lidas, mas, na versão atual, o aplicativo não altera o status e o envia quando a conexão estiver reestabelecida.

Existe algum artificio semelhante no Android?
O Android permite o uso de widgets (aplicativos flutuantes na área de trabalho). Por meio do widget para o WhatsApp é possível visualizar as mensagens mais recentes sem que elas tenha sido abertas. E, dessa forma, burlar o novo recurso. Mas vale salientar que o comportamento do widget pode variar de aparelho para aparelho, e não funcionar em todos os modelos de smartphones.

Um outro método que também funciona é habilitar as notificações na tela. Para isso, siga os seguintes passos:

- Acesse as configurações do WhatsApp e localize a opção “Notificações”.
- Localize  a opção “Notificações de pop-up” e marque a alternativa “Sempre mostrar notificação”.
Esse método também pode apresentar um comportamento variável conforme o modelo de aparelho. O mais importante: após visualizar a notificação, retorne à tela inicial usando o botão “Home”. Se qualquer outro botão da mensagem de notificação for pressionado, o status da mensagem será exibido como “lida”.

Ocultar o status de “online” evita que o autor da mensagem saiba quando ela foi lida?
Não, pois independentemente do status que estiver disponível, ao abrir a mensagem ela será considerada como lida pelo WhatsApp e a informação será enviada ao autor.

Se eu deixar de atualizar a minha versão atual do WhatsApp, poderei usá-lo sem o novo recurso?
Não, o WhatsApp ainda não está obrigando os usuários a instalarem a nova versão (2.11.43), porém é provável que para que o aplicativo continue sendo usado essa versão se torne obrigatória.

WhatsappAfinal, como funcionam os “checks” ou “tiques” exibidos ao lado das mensagens?
- Um “check” corresponde à mensagem entregue ao servidor do WhatsApp.
- Dois “checks” correspondem à mensagem entregue com sucesso ao destinatário.
- Dois “checks” na cor azul correspondem à mensagem lida pelo destinatário.

O duplo “check” em azul realmente garante que a mensagem tenha sido lida?
Não, embora seja descrito como “lida”, o duplo “check” em azul diz apenas que a mensagem foi aberta. Não existe uma maneira de saber se ela foi realmente lida, ou se apenas foi aberta pelo destinatário.
*Imagens: Reprodução
 
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário