segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Em vídeo, grupo armado canta funk com ameaças; polícia do RN investiga

Vídeo mostra seis rapazes armados; o de camiseta preta, que segura uma espingarda, foi assassinado no último dia 10, segundo a polícia (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)A Polícia Civil de Caicó, município da região Seridó potiguar, anunciou nesta segunda-feira (17) que vai instaurar um inquérito para tentar identificar a autoria e quem são as pessoas que aparecem em um vídeo que vem circulando nas redes sociais no qual um grupo armado aparece cantando, dançando e fazendo ameaças de morte. As imagens foram repassadas ao G1 pela Polícia Militar. O delegado regional Helder Carvalhal confirmou a autenticidade das imagens. Ele acredita que foram gravadas há mais de uma semana. Isso porque, segundo ele, um dos rapazes que aparece apontando uma espingarda foi morto no último dia 10, dentro de casa, na própria cidade de Caicó.

“O jovem assassinado foi identificado como José Veridiano da Silva. Ele, possivelmente, foi morto em razão deste vídeo, já que é ele quem mais aparece. E a pessoa ameaçada por ele, muito provavelmente, tratou logo de eliminá-lo”, disse o delegado ao G1 se referindo ao rapaz de camiseta preta que aparece nas imagens (veja o vídeo ao lado). Para Carvalhal, as emaças são de uma gangue para outra, grupos formados em sua maioria por jovens e adolescentes envolvidos com o tráfico de drogas, assaltos, furtos e homicídios na cidade.
Ainda de acordo com o delegado, as pessoas que forem identificadas podem responder pelos crimes de ameaça, porte ilegal de arma de fogo e munição, apologia ao crime e associação criminosa armada. “Quero deixar bem claro que este tipo de atitude não passa despercebida pela Polícia Civil. A investigação deve ser feita em conjunto com a Delegacia Regional e a Delegacia de Polícia Civil do município, com apoio da Delegacia Especializada em Atendimento ao Adolescente, pois acreditamos que menores de idade estão envolvidos”, ressaltou.
Apologia ao crime
De acordo com a legislação brasileira, portar arma de fogo é crime inafiançável para calibres não permitidos. A pena é de 2 a 4 anos e multa. O mesmo vale para quem, sem autorização legal, portar, deter, adquirir, fornecer, ter em depósito, transportar, ceder, emprestar, remeter, ocultar, manter arma de fogo, acessório ou munição. No país, também são expressamente proibidas a fabricação, venda, comercialização e a importação de brinquedos, réplicas ou simulacros de armas de fogo que com essas possam ser confundidas.
Arma de fogo
Ainda segundo o Código Penal Brasileiro, consta no artigo 287 da Lei 2.848 que é crime “fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime. A pena prevista é de 3 meses a 6 meses de detenção ou multa. A mesma pena está prevista no artigo 286, que diz: “Incitar, publicamente, a prática de crime”.

Fonte: G1 via Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário