quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Começa hoje a Festa de Santa Luzia

Festejos em alusão à padroeira da cidade  terão novenas, missas e apresentações culturais no largo da Catedral de Santa LuziaComeça hoje a Festa de Santa Luzia, padroeira de Mossoró. A solenidade de abertura da edição 2014 da festa será realizada às 19h, na Carreta Palco armada no Largo
Monsenhor Huberto Bruening com show-mensagem do padre João Carlos. Neste ano a festa tem como tema "Comunidade de Comunidades: uma Nova Paróquia" e conta com diferenciais como a Cidadela da Luz e transmissão pela TV Mossoró.
Desde ontem e até o fim da noite de 13 deste mês, quando a festa acaba, sempre a partir das 18h, as ruas entre a avenida Dix-sept Rosado e o Largo Monsenhor Huberto Bruening, no centro da cidade, estarão bloqueadas para o tráfego de veículos, sendo permitida somente a passagem de pedestres. Motoristas estão orientados a usarem vias alternativas no entorno da Catedral.
Amanhã, a programação começa com celebração de missa às 6h na Catedral de Santa Luzia, seguida pela Noveninha Santa Luzia e as Crianças nas Comunidades paróquias de Mossoró, às 9h. Durante todos os dias de realização da Festa, irão se apresentar cantores, grupos musicais regionais e apresentações culturais a partir das 18h30 no adro da Catedral e no palco montado na avenida Dix-sept Rosado. 
No total, são 17 equipes trabalhando na realização da festa de Santa Luzia, contando com mais de 300 membros. O grupo responsável por acompanhar a peregrinação da imagem de Santa Luzia passou pelas quatro regiões da cidade e percorreu ainda cidades de toda a região Oeste do Estado, como Assú, Apodi, Luís Gomes e Caraúbas.
"Entre os dias 26 de outubro e 30 de novembro nós percorremos mais de 2.500 quilômetros com a Santa, levando mensagens de fé por todo o Rio Grande do Norte. Encerramos a peregrinação com um abraço à cidade, passando por todas as capelas de Mossoró, contribuindo para o crescimento e fortalecimento da fé", disse o coordenador-geral da Festa de Santa Luzia, João Paulo Bezerra.
Os fiéis poderão participar de momentos de adoração todos os dias, com celebração de missas às 6h até o dia 13 na Capela de Santa Luzia, além de momentos de adoração das 12h às 15h, confissões individuais das 7h às12h e das 14h às 16h. Já as novenas voltarão a ser celebradas este ano, sempre às 16h e às 19h30.

Festa de Santa Luzia deverá atrair vários segmentos sociais

Organizadores apontam a festa de Santa Luzia deste ano como sendo mais dinâmica. Nesta edição, atividades como a Pedalada de Santa Luzia, neste sábado, às 15h, e a Corrida e Caminhada de Santa Luzia, no domingo, 7, serão mantidas. Contudo, a volta de parques e ampla programação cultural, aliada a novidades como a Cidadela da Luz, ambiente que contará com restaurantes e palco, deverão atrair não só o público religioso.
"Sem dúvida, a festa de Santa Luzia, maior festa religiosa do nosso Estado, hoje é uma oportunidade para as famílias irem também se divertir. Aqueles que forem, além do alimento espiritual, sairão também enriquecidos culturalmente. Por isso, vale muito a pena participar e esperamos que o público seja maior que o do ano passado", conta o organizador João Paulo Bezerra.
Além de atrações culturais e momentos de devoção, a festa deste ano conta ainda com aparato de segurança com equipe de sete brigadistas do Corpo de Bombeiros, segurança da Polícia Militar e duas ambulâncias equipadas com médicos e enfermeiros para garantir a segurança do público.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário