sábado, 27 de dezembro de 2014

Lixo ocupa salas, corredores e até o teto do Hospital de Taguatinga, no DF

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Imagens feitas por um telespectador da TV Globo mostram "montanhas" de sujeira acumulada nos corredores do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), no Distrito Federal. A greve dos servidores terceirizados responsáveis pela limpeza completou uma semana nesta sexta-feira (26), mas os funcionários dizem que ainda não receberam os auxílios alimentação e transporte.
Em nota enviada na quinta (25), a Secretaria de Saúde disse que já repassou a verba à Ipanema, empresa responsável pelos contratos. O G1 não conseguiu contato com a empresa na quinta e na sexta-feira.
Nas imagens, é possível ver sacos de lixo amontoados em meio aos espaços de circulação de médicos e pacientes. No corredor que dá acesso ao centro cirúrgico e à ala obstétrica, a pilha quase alcança o teto. No mesmo local, baldes e panos foram deixados embaixo de um buraco na cobertura de gesso, por onde vaza água durante as chuvas.
Já no acesso ao ambulatório, o telespectador flagrou uma barata morta. No corredor da pediatria, segundo o autor das imagens, há um líquido escuro no chão que parece chorume. No fim da manhã desta sexta (26), imagens feitas pelo Globocop mostraram que o lixo também se acumula no teto do hospital.
Caos generalizado
A crise na gestão do lixo não atinge apenas o HRT. Na quinta (25), os contêineres de lixo em frente ao hospital da Asa Norte (Hran) também estavam cheios, e sacos estavam empilhados ao lado de uma ambulância do Samu.
Na segunda-feira (22), servidores terceirizados do DF fecharam o Eixo Monumental, na altura do Palácio do Buriti, para protestar contra o atraso no pagamento da última parcela do 13º, do salário de novembro e do vale-alimentação. A previsão era de que os repasses acontecessem até o dia 20 de dezembro. Junto com os concursados, a categoria já havia feito paralisações e bloqueios no início do mês por não receberem os salários.
Segundo o sindicato da categoria, 30 mil terceirizados estão com 13º e benefícios atrasados desde o dia 20. A maior parte destes trabalhadores atua nas unidades de saúde e nas escolas públicas, em funções de serviços gerais e recepção. As empresas responsáveis pelos contratos alegam que o governo do DF não fez os pagamentos, mesmo com os serviços já prestados.
Mesmo o lixo que é recolhido nas unidades de saúde não tem sido recolhido pelos garis, que também fizeram paralisação nesta semana para cobrar o 13º salário. O movimento na terça-feira (23) durou poucas horas, mas os reflexos da interrupção ainda são visíveis nas ruas do Distrito Federal.


Fonte: G1 via Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário