terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Cidade do RN volta a ser abastecida após protesto por falta de água

Do G1 RN
Com o protesto, manifestantes interditaram trecho da BR-405, na entrada da cidade de São Francisco do Oeste (Foto: Chico Leite/G1) 
Com o protesto, manifestantes interditaram trecho
da BR-405 (Foto: Chico Leite/G1)
Alvo de um protesto de trabalhadores rurais no fim de janeiro, a situação de colapso no abastecimento de água acabou em São Francisco do Oeste, na região Oeste potiguar. Com uma derivação realizada em uma adutora de engate rápido nas margens da BR-405, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) conseguiu retomar o abastecimento de água da cidade.


Com isso, cai para oito o número de cidades em colapso no abastecimento de água no estado. O município voltou a ser abastecido durante o fim de semana e está recebendo 20 mil litros de água por hora da adutora. A quantidade, segundo a Caern, é suficiente para atender a zona urbana do município.

A companhia entrou em entendimento com a Prefeitura Municipal de São Francisco do Oeste para realizar a derivação depois que agricultores danificaram uma tubulação da adutora, ocasionando a interrupção no fornecimento de água para o município de Pau dos Ferros. A Caern interligou a tubulação da adutora com uma tubulação já existente, que conduz água até o reservatório elevado da cidade.


O abastecimento de São Francisco do Oeste era feito pelo açude São Gonçalo, que há dois anos entrou em colapso. A Caern então acionou os três poços para fazer o abastecimento da cidade. Mas há quatro meses, dois desses poços não apresentaram mais vazão suficiente para atender os moradores.

A cobrança da conta de água de São Francisco está suspensa há dois anos. Mas o faturamento será retomado e a conta deverá ser cobrada a partir de abril.  A companhia recomenda que a população redobre os cuidados com a utilização correta do produto, particularmente em um momento de estiagem como a vivida no Rio Grande do Norte.

De acordo com a Caern, será iniciada nesta semana a medição do consumo de 100% dos moradores da cidade. A companhia anuncia ainda que haverá a instalação de 500 novos hidrômetros em todos os imóveis atendidos.


Fonte: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário