segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Colônia dos Pescadores de Itaú analisam as medidas provisórias impostas pelo governo


A Colônia dos Pescadores Z60 do município de Itaú se reuniu na manhã de sábado (07) e colocaram em pauta a entrega da contribuição sindical dos pescadores e a analise das medidas provisórias impostas pelo governo federal.




O presidente da colônia, Francisco das Chagas (Chaguinha), expôs a todos os presentes as medidas provisórias que alteram regras do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e da Previdência Social, aumentando o rigor para a concessão do abono salarial, do seguro-desemprego, do seguro-defeso dos pescadores artesanais, a pensão por morte e o auxílio-doença.

 Serão alteradas as regras para a concessão do seguro-desemprego do pescador artesanal, conhecido como seguro-defeso. Agora o governo vai impedir o acúmulo de benefícios assistenciais e previdenciários com o seguro. O benefício de um salário mínimo é pago aos pescadores que exercem a atividade de forma exclusiva durante o período em que a pesca é proibida, visando à reprodução dos peixes.
 
Segundo a medida, para receber o benefício haverá uma carência de três anos a partir da obtenção do registro de pescador. Hoje a carência, ou seja, o tempo mínimo de atividade para ter acesso ao benefício, é um ano. O beneficiário também terá que ter contribuído pelo período mínimo de um ano para a Previdência Social.

Além disso, a concessão do seguro-defeso não será extensível às atividades de apoio à pesca e nem aos familiares do pescador profissional que não satisfaçam os requisitos e as condições estabelecidos na MP.

O pescador profissional artesanal também não fará jus a mais de um benefício de seguro-desemprego no mesmo ano decorrente de defesos relativos a espécies distintas. As medidas começam a valer em 90 dias.

Segundo o presidente da colônia, as medidas ainda não foram aprovadas.

E por unanimidade todos os pescadores da Colônia Z60 de Itaú foram contra as Medidas Provisórias publicadas pelo governo federal no Diário Oficial da União.



Ao final da reunião todos assinaram a ata e um lanche foi servido aos pescadores.










Redação Atualidades com informações da Agência Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário