sexta-feira, 8 de maio de 2015

"Carona Amiga" para estudantes universitários é destaque de programa em rede nacional

Programa “Mais Você” exibiu a situação dos "caroneiros" de MossoróAs "caronas amigas" utilizadas diariamente por estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) para se deslocarem no trajeto de ida e volta até as instituições não são novidades para os mossoroenses. O problema é antigo, fruto da ineficiência do transporte coletivo no município. Porém, ontem, a situação ganhou repercussão nacional com a exibição de uma reportagem no programa “Mais Você”, da Rede Globo. 
A cena de dezenas de estudantes universitários ao sol à espera de uma "carona" para voltarem para casa revoltou a apresentadora Ana Maria Braga. "Cadê o transporte público? Para onde vai o dinheiro dos impostos que os mossoroenses pagam?", indagou Ana Maria Braga. 
O vídeo sobre a situação dos estudantes foi intensamente compartilhado nas redes sociais, acompanhado de comentários de quem conhece de perto a realidade apresentada na reportagem. É o caso da jovem Ana Moreira, ex-estudante da Uern, que diariamente utilizava a carona para poder voltar para casa. 
"Entrei na Universidade em 2005 e passei toda a minha graduação dependendo de carona para poder voltar para casa, pois o ônibus que ia deixar, o que faz linha para o bairro Belo Horizonte, não ia buscar os estudantes. Durante esse tempo, foram muitas promessas de melhorias, mas nada foi feito. Prova disso, é que até hoje o cenário de dependência de carona se repete", relata. 
A prática da carona é uma necessidade diante da insuficiência de ônibus para atender a demanda. São apenas 18 linhas de ônibus para atender a toda a cidade, e a grande maioria deles não vai até a Universidade.

Prefeitura anuncia nova frota de ônibus para junho

A Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) assinou o contrato com a empresa BR Buss, de Taboão da Serra (SP), para iniciar o processo de ampliação da frota de ônibus. A proposta do Executivo é que 35 ônibus sejam colocados em circulação, com implantação de novas linhas, inclusive a Universitária. 
O contrato com a empresa paulista foi assinado no final do mês de abril. A previsão é que os ônibus comecem a circular no próximo mês. A medida, no entanto, é paliativa até que a licitação para contratação definitiva de novos ônibus seja aberta. 
Outra questão que preocupa a população é que a atuação da nova empresa, contratada por meio de chamada pública, pode implicar na retirada dos 18 ônibus já em circulação na cidade. Isso porque, com a formalização do contrato com a empresa BR Buss, as duas empresas que atuam no município, sem contrato, passarão a ser consideradas irregulares.

Fonte: O Mossoroense via Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário