quarta-feira, 6 de maio de 2015

Itaú realiza 2ª Conferência Municipal de Educação

A 2ª Conferência Municipal de Educação do Município de Itaú tem como objetivo a conclusão do conjunto de propostas oriundo da Miniconferência contidas  no Documento único, o qual tomou como base o Documento Referência Plano Nacional de Educação 2014 a 2024. Sob a organização da Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação (CME) e a comissão de Municipal de Sistematização do Plano Municipal de Educação de Itaú-RN, aconteceu nesta terça-feira (05), na sede do CRAS.


O cerimonialista Jonilson Freitas, fez a abertura convidando para a formação da mesa: O Prefeito Municipal, Ciro Bezerra; A Secretária de Educação Mirianete Brasil; a Presidente do Conselho de Educação, Josimara Aires; o Presidente da Câmara, Antonio Dias e a Palestrante Maria das Vitórias. Em seguida foi executado o Hino Nacional.


Jonilson fez um breve discurso mostrando a importância da conferência Municipal de Educação para a elaboração do Plano Municipal de Educação; convidando logo em seguida a Secretária Municipal de Educação, Miriante Brasil para proferir seu discurso.

A Secretária cumprimentou todos os presentes desejando boas vindas, dizendo ser de grande satisfação apresentar o Plano Municipal de Educação, dizendo que esse é um momento ímpar para o município; mostrando gratidão pela presença de todos terem comparecido a Conferência Municipal de Educação: Escolas Municipais, Estaduais, Particular, destacando em especial a presença dos vereadores que compareceram por ser de muito importância a participação do Poder Legislativo, pois serão os mesmos que aprovarão o Plano elaborado.

Mirianete destacou a importância da participação de todos até o final dos trabalhos, porque o mesmo traçarão metas para dez anos, mostrando os objetivos do Plano Municipal e as orientações necessárias a para a discussão de metas para a conclusão do Projeto.

O Prefeito Ciro agradeceu a todos que deixaram seus lares para participar da 2ª Conferência Municipal de Educação destacando que o Plano Municipal de Educação já vem sendo elaborado desde 2014, através de ações entre elas a Jornada Pedagógica.

De acordo com Ciro, esse momento é de muita importância para analisar as estratégias definidas, o que o município quer para os próximos dez anos; analisar as sementes que serão plantas e os frutos que serão colhidos, destacando que a administração municipal tem se esforçado e agindo com muita responsabilidade para elaboração de um plano que seja efetivado nesses dez anos, para que no futuro os frutos sejam colhidos.

O prefeito também fez questão de lembrar que não só se preocupa com a educação do município, mas sim tudo que possa trazer o desenvolvimento do município, destacando o Plano Municipal de Saneamento Básico, sendo necessário a realização de uma conferência para a conclusão do Plano; esta sendo trabalhado o Plano Municipal da Assistência Social; o Plano Municipal Diretor, Plano Municipal das Cidades, Plano Municipal da Primeira Infância.

Ao falar em construção, desenvolvimento e futuro, Ciro não deixou de noticiar com grande alegria a Visita de um grupo de empresários que implantarão uma facção com a logística de Transporte da empresa Guararapes e o grupo Riachuelo gerando a longo prazo 200 empregos. Onde de início serão 25 novos empregados, no próximos 60 dias, e em médio prazo 100 novos empregos que gerará renda para o município.

O Presidente da Câmara, Antonio Dias, falou da importância da conferência destacando o apoio do Poder Legislativo, com a participação dos vereadores onde juntos conheceram de perto a elaboração do Projeto através das metas que serão apresentadas.



Após as falas a mesa foi desfeita e servido um lanche para os participantes, e ao retornar a plenária a Secretária de Educação Mirianete Brasil, fez a apresentação do Regimento para aprovação, que após a leitura e discussão do mesmo, os participantes deram o sinal de aprovação ao erguer os crachás.



Os trabalhos seguiram com a palestra de orientação para a conclusão da elaboração do Plano Municipal de Educação, proferida por Maria das Vitórias. Tirada as dúvidas dos participantes foi feito a divisão de 7 grupos com temas propostos para elaboração das metas.

Após as discussões nos grupos foi servido o almoço. Já no período da tarde, os grupos voltaram a plenária para aprovar as propostas apresentadas.

Todos os grupos trouxeram propostas que engrandeceram o município, podendo perceber a preocupação com os resultados, onde todos demonstravam grande interesse. Surgiram propostas polêmicas, no entanto nada que pudesse causar prejuízos.

Os participantes entenderam a didática buscando o interesse coletivo, ao invés de benefícios próprios, onde aprovaram e suprimiram metas que poderiam trazer certos prejuízos aos munícipes e administrações futuras, visto que o plano em questão será traçado até 2024.

A Conferência chegou ao fim com a fala do Prefeito Ciro Bezerra ao agradecer a todos pela colaboração na elaboração das propostas de conclusão do Plano Municipal de Educação, dizendo ser um grande incentivador e investidor, pois tem investido na educação do município, não medindo esforços para capacitar seus secretários e funcionários que fazem a secretaria, para que cada um se empenha e se doa a causa da educação municipal. Encerrando suas Palavras dizendo estar muito feliz com os resultados apresentados.





Fonte: Assecom de Itaú-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário