terça-feira, 23 de junho de 2015

Servidores da UERN e Governo sinalizam avanço nas negociações

Foto: Reprodução/Aduern

Da redação

Pela primeira vez, as negociações entre o governo, reitoria e representantes dos servidores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte  (UERN) deram significativos sinais de avanço. A possibilidade de entendimento para o fim do impasse que provocou greve das duas categorias aconteceu nesta segunda-feira, 22, em uma audiência do governador Robinson Faria com o reitor Pedro Fernandes e representantes da Associação dos Docentes ( ADUERN) e Sindicato dos Técnicos Administrativos (SINTAUERN).


O reitor Pedro Fernandes voltou a mostrar planilhas, comprovando que com a política de austeridade adotada pela UERN, a recomposição salarial de 12,035% não impactará na folha de pessoal."A reposição poderá ser feita dentro do orçamento aprovado para a Universidade sem necessidadede suplementação", voltou a argumentar o reitor, recordando que o índice mantém a média dos últimos dez anos.

"Gostei da fala do reitor", expressou o presidente da ADUERN, Valdomiro Morais, considerando que os números apresentados facilitam a negociação com o governo. Para o sindicalista, o atendimento das reivindicações salariais está parecendo bem mais próximo de se tornar real. Esse também é o entendimento da presidente do SINTAUERN, Rita de Cássia Negreiros, e de outros servidores que participaram da reunião representando o comando de greve.

Já a senadora Fátima Bezerra disse que devem ser esgotadas todas as possibilidades de negociação para acabar a paralisação dos professores e técnicos da UERN. "Estamos rumo à uma solução para as justas reivindicações dos servidores", acredita. A manutenção do diálogo também é defendida pelo líder do governo na Assembleia Legislativa, Fernando Mineiro. Segundo o parlamentar, a condução tranquila das negociações resultará em acordo entre o governo e a UERN.

O governador Robinson Faria avaliou a reunião como  "cooperativa e produtiva". Para ele, houve avanço no diálogo e o interesse para a solução do impasse foi manifestado por todos os participantes. A secretária-Chefe de Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha também participou das negociações que devem resultar em consenso.

De acordo com o presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), Valdomiro Morais, a audiência foi muito positiva, e deve ser retomada a partir das 9h de amanhã, na sede do Ministério Público (MP). O encontro contará com a presença de membros do MP, que também se colocaram à disposição para mediar o impasse.
"A reunião foi positiva e pela primeira vez sentimos que as discussões avançaram. Amanhã estaremos mais uma vez em Natal para uma rodada de debate e negociação, e nossa expectativa permanece sendo de que venha uma proposta que contemple a pauta de reivindicações das categorias em greve”, afirmou Valdomiro.

Com informações da Assecom UERN via Mossoró Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário