sexta-feira, 24 de julho de 2015

“A nossa população, os nossos conterrâneos, tão deixando de acreditar na nossa palavra...” Diz Prefeito Carlos Alberto de Doutor Severiano-RN


A crise que vem afetando os municípios tem deixado cada dia os governantes dos municípios brasileiros cada vez mais em uma situação desesperadora, ao ponto dos prefeitos da Região Oeste se reunir em encontro para prefeitos exigindo uma solução por parte do Governo do Estado e do Governo Federal.

Ao longo desta semana temos acompanhado as falas dos prefeitos da Região Oeste trazendo suas insatisfações e inseguranças quanto ao futuro dos municípios, ao ponto de os mesmos deixarem de lado o velho partidarismo e lutar por melhores condições para administrar.

Hoje trazemos as insatisfações do Prefeito de Doutor Severiano-RN, Carlos Alberto, que ao fazer uso das palavras criticou o Governo Federal em relação à publicidade transmitida em Rede Nacional, levando a população brasileira a ser enganada com informações falsas.

Carlos Alberto começou citando a ousadia do Prefeito Alberoni, da cidade do Encanto, ao qual encorajou os demais prefeitos a colocar para fora tudo aquilo que estava incomodando quando disse: ”Se não fosse as palavras do meu amigo Alberoni, talvez nem todos viessem aqui usar da palavra. Nesse momento, é preciso aquele que dê início a discussão. E é necessário que a discussão venha sem medo de dizer o que está no nosso coração”.

Com isso o administrador passou a criticar a propaganda do Governo Federal que é repassada como verdadeira, deixando os prefeitos como mentirosos, deixando de acreditar nas palavras dos prefeitos para acreditar na propaganda, pedindo para que os Governos, Estadual e Federal, respectivamente, assumissem nos jornais e na televisão de que a crise está sendo completa e os repasses não estão sendo feitos.

“O que está acontecendo no nosso país, no nosso Estado, no nosso município, é que a propaganda do Governo Federal e do Estadual chega a nossa comunidade como verdadeira e nós prefeitos quando fala o cidadão não acredita mais (porque na televisão passou dizendo que o dinheiro está sendo depositado) isso eu estou falando da farmácia básica, quando ele (munícipe) pega o remédio, ele já diz que o governo Federal manda e o Estadual manda, isso é o que está acontecendo. A nossa população, os nossos conterrâneos, tão deixando de acreditar na nossa palavra porque lá na televisão e lá nos jornais, tão dizendo que está tudo ok! O que eu gostaria era que o Governo Federal e o Governo Estadual assumissem nos jornais e na televisão de que a crise está sendo completa e os repasses não estão sendo feitos para os municípios por enquanto. Isso é o que é repartição. Repartir as obrigações tanto nos desgastes como na situação quando esta boa. Essa é a realidade. É que nossos munícipes só coloca a culpa no gestor municipal. O ônus de não estar dando o remédio, está caindo sobre os ombros de nós que estamos na gestão municipal. Isso é real” disparou Carlos Alberto.

O Prefeito criticou não o funcionamento dos hospitais regionais, mas o funcionamento das ações que não estão sendo feitas, embora planejadas, e quem está resolvendo são os prefeitos, a municipalidade. Pedindo para que as ações aconteçam nos hospitais regionais, porque a atenção básica está sendo feita.

“Como sugestão da saúde a mesa, eu diria que o funcionamento, não o funcionamento dos hospitais regionais, o funcionamento das ações, porque tenho informações que a dois anos que está pronto, para acontecer as ações do Estado e do Governo Federal, ou seja, da média e alta complexidade, mas não acontece, o que está resolvendo a situação da saúde é os prefeitos, é a municipalidade que está resolvendo tudo. Eu digo isso pessoal porque a maioria dos recursos da saúde do meu município está sendo para operações. Para operar o coitado que não tem como resolver o problema dele, e eu tenho que resolver enquanto estiver lá, e isso ai é o que está desgastando o nosso município”, desabafou.

Com relação à segurança pública, Carlos Alberto, sugeriu maior equipamento da polícia militar, porque em sua cidade a polícia utiliza um gol, e um município em cima de uma serra não tem condições de bater de frente com a criminalidade que só andam de carros bom, altos como camionetas e hilux.

“A minha cidade é uma cidade de fronteira, com o Ceará principalmente, mas é toda em cima de cerra, a viatura que nós temos lá é um gol, um cara correndo a pé não tem como os policiais pegar, imagine outro carro, porque os cara agora a maioria só anda de hilux, de camioneta, ai a ‘pobi’ da polícia anda em um golzinho caindo os pedaços. Então é isso a sugestão é que pelo menos nas cidades de fronteiras, que um carro que vá pra lá, que seja um carro grande” comentou Carlos Alberto.

Ainda sobre as propagandas do Governo Federal, Carlos Alberto, questionou quais os prefeitos tem dinheiro em caixa para pagar o piso dos agentes comunitários de saúde e endemias, pois o governo diz que vem o recurso e não vem, mas os agentes sabendo que não vem diz que vem.

“A questão dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias; qual de vocês tem dinheiro em caixa para pagar os pisos? Sem que o Governo Federal mande? É real, isso aí é rela, não está vindo o recurso. Mas pra os agentes inclusive, esses sabem, diz que vem porque querem dizer, mas eles sabem que não vem. Mas a população em geral acham de que o Governo Federal e o Estadual está cumprindo a parte deles, quem não está cumprindo somos nós. E é exatamente o contrário, nós estamos cumprindo a nossa parte, e falta que eles cumpram a deles, nem que seja só as questões de palanque, é que as ações aconteçam” disparou o gestor.

Para finalizar o administrador pediu para que o esse tipo de encontro seja realizado mais vezes, e que as manifestações venham a tona, sejam divulgadas para o conhecimento da população, pois os prefeitos estão cumprindo sua parte e o governo não cumpre a sua, acreditando que isso é um passo para se chegar a normalidade.





Fonte: Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário