sábado, 18 de julho de 2015

Em III Encontro Regional da FERMURN prefeitos fazem reivindicações por saúde e segurança

A FEMURN em parceria com a AMORN realizou o III Encontro Regional de Prefeitos, no município de Itaú-RN, na manhã desta sexta-feira (17) no Clube ACRI. Contou com a participação de prefeitos da região Oeste, vereadores, secretários, deputados, entre outros.



O evento teve início com a formação da mesa, prefeito Ciro Bezerra, Presidente da AMORN; Prefeito Francisco José da Silveira Júnior, Presidente da FEMURN; Vice-prefeito Paulo César, Presidente da Câmara Municipal de Itaú, Vereador Antônio Dias Pinheiro, representando o Governo do Estado, o comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Ângelo Mário de Azevedo Dantas e o Secretário Adjunto Estadual de Saúde Haroldo Azevedo.

O Presidente da AMORN, Prefeito de Itaú Ciro Bezerra, anfitrião do evento, fez o discurso de abertura mostrando sua indignação em relação a atual situação dos município, que estão cumprindo o papel do Governo do Estado e do Governo Federal.

“E nós estamos aqui hoje, para ouvirmos do Governo do Estado através dos seus representantes da Secretaria de Segurança Pública, e da Secretaria de Saúde as perspectivas de melhorias para a nossa região, porque nós não suportamos mais a carga, as prefeituras não tem mais condições de fazer, além do que é de nossa obrigação (prefeitos), fazer a obrigação do Governo do Estado e do Governo Federal. Porque o Governo, as ações não chegam de forma objetiva”, disse Ciro Bezerra.

O gestor seguiu seu discurso, insatisfeito com tudo o que vem acontecendo, apontando vários fatores para isso, entre eles a falta de repasses da farmácia básica. Ciro falou também da preocupação com a segurança pública, dando como exemplo as comunidades rurais que antigamente poderia usufruir da tranquilidade sem se preocupar com a criminalidade, e hoje isso já não mais acontece. A seca, que assola a região, e o Governo não tem se movimentado em busca de uma solução para amparar o povo norteriograndense.

Ciro disse que os prefeitos foram caloteados pelo Governo Federal com a queda do FPM ocasionando o desequilíbrio das finanças dos municípios, que embora tinha acordado meio porcento a mais, acabou sendo surpreendidos com o calote, finalizando sua fala, o Gestor disse que foi pego de surpresa na manhã desta quinta-feira (16), com uma informação desagradável, sobre o corte do leite, que segundo Informações, o governo não havia pago aos responsáveis pela pasteurização do produto, deixando mais de 600 família de Itaú sem o leite.

O Presidente da FEMURN, Francisco José, iniciou seu discurso citanto os nomes, um a um de cada prefeito para que a imprensa divulgasse a presença dos gestores que tem sido guerreiros em cumprir a folha de pagamento dos seus munícipes, dizendo estar administrando 2015 com recursos de 2012, onde os recursos não acompanham as despesas atuais da gestão. Paralelo a crise financeira, os prefeitos enfrentam a crise hídrica e a crise moral e ética que está acontecendo com os escândalos da Petrobras, pedindo para que a população tenham paciência com os gestores, pedindo uma salva de palmas para os prefeitos pelo heroísmo em administrar mediante todas essas dificuldades.

Francisco José, falou sobre a dinâmica do evento para os prefeitos, vereadores, secretários e autoridades presentes, que seria dividido em dois momentos, as discussões sobre saúde e segurança pública, criticando o governo ao receber os recursos da Farmácia Básica e não repassar para o município, encerrando mostrando a logística dos trabalhos aos colegas prefeitos ao realizarem suas indicações e convidando os prefeitos para o dia 05 de agosto fazer um protesto em Brasília cobrando resultado sobre esses problemas, caso contrario as prefeituras fechariam suas portas. E ainda nesse mês, dia 31 julho em Caicó, um SOS municípios regional para chamar a atenção do Governo com ajuda da impressa do Estado e Nacional.

Após as falas dos presidentes, foi convidado o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Ângelo para fazer sua palestra sobre “Segurança Pública” onde o mesmo destacou que segurança pública não é somente da região Oeste ou do Rio Grande do Norte, mas do Brasil, onde os mesmos tem buscado soluções para esse problema, destacado como grave.


O Coronel apresentou o quadro da Segurança no Estado, em seguida os comandantes fizeram o mesmo em relação aos batalhões onde os mesmos são responsáveis na região.

O Secretário adjunto Estadual da Saúde, Haroldo Azevedo apresentou o Plano de ação da Secretaria Estadual de Saúde. Iniciando dizendo que o repasse da Farmácia Básica começará a ser refeito agora em 2015, ainda esse mês (julho) pagando um mês vencendo e um mês vencido.

A Cerimonialista Anatália Melo convidou o representante da Editora INEP, Crispiano Neto, para fazer uma apresentação dos livros da editora para os prefeitos em seguida a apresentação cultural do Poeta Antônio Francisco que arrancou muitas gargalhadas dos participantes com seus contos.



Passou para o momento mais esperado do encontro pelos prefeitos, o debate, ao qual os mesmos buscavam encontrar metas e prioridades da região  para apresentar ao Governo.

Com a vontade de soltar o que estava entalado na garganta, o Prefeito Alberoni, que iniciou sua fala dizendo que ia quebrar o protocolo e ao invés de ajudar o Governo a elaborar prioridades, iria dizer o que a maioria dos prefeitos queriam dizer e que talvez não tinham coragem.

Alberoni mostrou-se indignado com a crise a qual o país vem passando no entanto, disparando contra tudo e contra todos, ao usar a falar do prefeito Ciro Bezerra, sobre o calote dado pelo Governo Federal em relação o FPM, para dizer que os governos, Federal e Estadual, colocaram uma “cangaia” nas costas dos prefeitos desde muito tempo, dizendo não suportar mais, sendo aplaudido pelos demais colegas prefeitos e membros das gestões.

“Quero dirigir a palavra Silveira (eu acho que vou quebrar um pouco do protocolo que você falou, das diretrizes das palavras seria pra conduzir, ajudar o governo para elaborar o orçamento do estado), mas eu quero dizer exatamente o que a maioria das colegas e dos colegas prefeitos que estão sentados ali, irão falar. É bem verdade que a crise que assola o mundo, o país, o estado e principalmente os municípios é inconteste, mas nós quando gestores municipais precisamos no minimo, usar um pouco de inteligência para tirar a cangaia que colocaram em nossas costas a partir de programas sociais, do Governo Federal e por ultimo dos calotes que estamos recebendo. Se nós formos falar de calote, vamos relembrar aqui calote que a ex-governadora Rosalba Ciarlini deu, como o não pagamento  do dinheiro da farmácia básica. Se nós formos falar aqui em calote, vamos falar em calote que o governo Robinson Faria está dando nos prefeitos, nos municípios não repassando o dinheiro da farmácia básica. Secretário nós não suportamos mais” disparou Alberoni.

O Gestor continuou bastante revoltado com a situação criticando o Secretário Adjunto do Estado da Saúde ao trazer a informação da promessa do repasse da farmácia básica, O prefeito criticou também a marcha dos prefeitos ao se trancar em uma sala para ouvir os problemas de prefeito a prefeito. Alberoni criticou o presidente da FEMURN, prefeito Silveira Júnior, onde o mesmo deveria ter convocado a imprensa a nível de Estado, a televisão, e não debatendo mais uma vez de prefeito para prefeito, pois quem deveria tomar conhecimento da crise e as causas dela é o povo, sobrando até para um representante de uma revista, ao dizer que foi abordado para assinar uma página de revista de divulgação, pois se os mesmos soubesse da crise ao qual os municípios estão enfrentando, publicariam de graça  para colaborar. Dizendo que a FEMURN deveria investir na divulgação da crise para que as pessoas saibam da real situação.

Alberoni convidou os demais colega a falar, porém não omitirem a real situação dos municípios por medo de falar, pois é correligionário do Governo e ajudou a eleger, mas para continuar o apoio é precioso o governador acordar e assumir que o governo não está bem. O gestor encerrou sua fala criticando o Secretario Lagreca, ao comandar o hospital Onofre Lopes conseguindo o impossivel, piorar o atendimento do hospital regional de Pau dos Ferros. Disparou Alberoni.

Silveira Júnior justificou que esse momento de divulgação com a mídia será no dia 31 de julho com todos os prefeitos, e entende o gestor pelo fato dos mesmos estarem no lime com relação a crise.

Com as palavras do Prefeito Alberoni os demais prefeitos não temeram em criticar e buscar apontar os erros e as dificuldades que todos os prefeitos estão passando com a atual crise, no entanto, os prefeitos apontaram quase as mesmas dificuldades.

Em relação a saúde foi pedido para equipar, melhorar e funcionar os hospitais regionais de Pau dos Ferros, Caraúbas e Apodi, A complementação da tabela SUS de alta complexabilidade, e ampliação das ambulâncias do Samu para atender todos os municípios.

Já em relação a segurança os prefeitos pediram a Implantação do ITEP em Pau os Ferros, Estada do Transchapadão, a Ronda Região e equipar a Polícia.

Para finalizar o evento os prefeitos ouviram as palavras do Deputado Estadual Carlos Augusto e Kelpes Lima que parabenizaram pelo grandeza do evento, sendo de muita importância as propostas apresentadas.

O Coronel Ângelo parabenizou pela aula de cidadania ao reunir os prefeitos nesta discussão, parabenizando os idealizadores do evento.

Apesar das fortes críticas recebidas, o Secretário Estadual de Saúde disse que o evento foi de muita importância, agradecendo pelo convite, dizendo que a angústia dos prefeitos é a mesma angústia do governo estadual.  O evento foi encerrado com um almoço para os participantes.




Fonte: Assecom de Itaú-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário