sábado, 11 de julho de 2015

Município de Itaú traça metas para saúde através da sua VII Conferência Municipal de Saúde

O Município de Itaú realizou através da Secretaria Municipal de Saúde, sua VII Conferência Municipal de Saúde, com o Tema: “Saúde pública de qualidade para cuidar
bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”, sediada nas dependência do CRAS na COAPIL.


A conferência teve início com o credenciamento dos participantes, em seguida a cerimonialista Anatalia Melo, iniciou dando boas vindas a todos, convidando as autoridades para formar a mesa, para execução do Hino Nacional Brasileiro. Logo após Anatalia convidou todos a ficarem atentos a apresentação cultural de um Balé Clássico, pela estudante Alanna Vitória.

Para fazer a abertura, foi convidado o Coordenador de Saúde, Nedilson Paiva, que saudou a todos os presentes dizendo ser uma honra está na VII Conferência para debater os temas referente aos problemas de saúde do município. Um momento de ter oportunidade para debater sobre as políticas públicas que regem o sistema de saúde, a oportunidade de apontar os problemas de saúde dos municípios, levantando questões e sugestões que possam subsidiar a conferência estadual e nacional, contribuindo para a construção dessas políticas públicas, dando acesso a todos os cidadãos brasileiros de forma unificada.

O prefeito Ciro Bezerra cumprimentou a mesa e todos os presentes, relembrando as demais conferências que já foram realizadas na sede do CRAS, em especial a Conferência Municipal de Educação para elaboração do Plano Municipal de Educação, já aprovado pela Câmara e sancionada pelo Poder Executivo.

Ciro disse que a conferência é muito importante para o município, pois é aqui que vamos elencar e traçar as falhas e prioridades da saúde do município. O Gestor destacou também o problema da saúde no Brasil como gravíssima, onde os Estados e os Municípios não conseguem atender 100% da população, sendo necessário traçar metas para pelo menos conseguir diminuir essa situação, principalmente a atenção básica, dizendo que dar gosto de divulgar e trabalhar, dando ênfase ao NASF, que sem medo de erra, diz ser o melhor NASF do Estado.

Ciro se disse muito feliz com a saúde do município ao realizar uma pesquisa de avaliação, onde foi constatado que a saúde do município se destacou como maior problema da administração, no entanto, sua felicidade se reflete na comparação com os municípios vizinhos, onde o percentual apresentado foi baixo, e o ponto negativo destacado pela polução foi apenas a falta de médicos.

O prefeito destacou que o problema não está relacionado dirtamente a falta de profissionais, mas as faltas deles nos plantões e atendimentos dentro do município, citando como exemplo a complicação de providenciar um médico em cima da hora para cobrir o plantão de outro que informou a ausência sem tempo hábil para adequação da situação. Dizendo também que a população não tem reclamado sobre a atenção básica, como: medicamentos, exames e etc., destacando as conquistas da administração contando hoje com três PSF, Escala de Plantão de Médicos, Programa do NASF, entre outros. E que apesar de todos os problemas não tem medido esforços para melhorar o atendimento na saúde do município, porém não pode agradar a todos, por ser impossível, mas a conferência está aí para tentar buscar soluções e amenizar os problemas mais críticos.

Para encerrar, Ciro anunciou com muita alegria a entrega do abatedouro público, onde a população passará, pela primeira vez, a adquirir uma carne de qualidade, com toda segurança alimentar. Finalizou.

A mesa foi desfeita a cerimonialista convidou o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilter Fernandes, para fazer a leitura do Regimento Interno da VII Conferência Municipal de Saúde para em seguida colocá-lo em votocação, sendo aprovado pelos participantes.

O coordenador de Saúde Nedilson Paiva, fez a apresentação da situação atual da saúde do município de Itaú, aos presentes na conferência.

Após o coofe brack os participantes retornaram a plenária  para ouvir a Palestra da Senhora Maria Luzia Paiva Bessa Vale, que iniciou agradecendo a Secretaria Municipal de Saúde pelo convite, dizendo estar muito feliz em poder ministrar a palestra, principalmente por voltar a terra natal, Itaú-RN.

Maria Luzia parabenizou o prefeito pela atenção a saúde do município citando alguns exemplos de outros municípios que enviam casos desecessários para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró, onde Itaú-RN é o município que só envia pacientes em casos de extrema necessidade.

A palestrante agradeceu também a presença do prefeito Ciro Bezerra em participar de sua palestra onde durante todos esses anos que trabalha na saúde, é a segunda vez que um prefeito acompanha a palestra, dizendo que o Gestor interessado em superar as dificuldades dentro do município, busca participar e ouvir seus municípes.

Após a palestra Nedilson Paiva proferiu a apresentação e direcionamento da dinâmica de trabalho e formação dos grupos de trabalho, para debater os temas propostos, em seguida traçar metas a serem aplicadas no município.

Ao meio dia foi dada a pausa para o almoço, em seguida os participantes voltaram a plenária para apresentar suas propostas a todos da conferência, logo após foi feito a escolha dos Delegados para participar da 8ª Conferência Estadual de Saúde nos dias 16, 17 e 18 de Setembro de 2015, sendo 04 delegados (Nedilson, Ana Paula, Rayane e Mariane) e 04 suplentes (Gilter, Leonardo, Anatália e Eliudson), encerrando a VII Conferência Municipal de Saúde do Município de Itaú.


Participou do evento o prefeito Ciro Bezerra, primeira da Dama e Secretária da Assistência Social Jaíra Martins, Vice-prefeito Paulo César, Secretários (as) do Esporte Júnior Martins, da mulher Francisca das Chagas, do Meio Ambiente Ana Karina, da Educação Mirianete Brasil, da Saúde Ivan Fernandes, Administração Marcos Moreira, Chefe de Gabinete Wilson Melo, o Presidente da Câmara Vereador Antonio Dias, Vereadora Fafá, diretora da UBS Suélia Rego, Diretora da Maternidade Edinelsa Melo, funcionários da saúde, professores, Diretores, representantes de associações, sindicato, igrejas e a sociedade civil.




Fonte: Assecom de Itaú-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário