terça-feira, 21 de julho de 2015

“Não tem nada no hospital de Pau dos Ferros que é referência” diz Bernadete Rego em III encontro de prefeitos da Região Oeste.

O investimento na saúde foi o que mais os prefeitos da região Oeste pediram no III Encontro de Prefeitos realizados pela Federação dos Município do Rio Grande do Norte (FEMURN) e a Associação

dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte (AMORN) realizado na última sexta-feira (17) em Itaú-RN.



A reunião teve como objetivo traçar metas que pudessem melhorar a qualidade de vida da população da região. Os debates começaram ficar acalorados desde o início, logo com as palavras de insatisfação do Prefeito Alberoni, da cidade do Encantos com o caos que se encontra o Estado do Rio Grande do Norte.


Insatisfeito Alberoni disse que foi a segunda cidade com maior número de votos a eleger o Governador Robinson Faria, no entanto, para continuar o apoio é preciso o governador acordar e assumir que o governo não está bem.

Em seguida foi a vez da Prefeita de Riacho da Cruz Bernadete Rego, mostrar sua insatisfação com a falta de compromisso do governador para com os prefeitos, pelo fato do Secretário Estadual de Saúde Haroldo Azevedo, dizer que o repasse da farmácia básica estavam garantidos e seria compensado neste mês de julho.

Bernadete iniciou seu discurso dizendo que é a terceira vez que escuta o governo dizendo que vai pagar os recursos atrasados da farmácia básica, e que o jeito é esperar acontecer. Porém a indignação maior da Prefeita Bernadete, não é somente com os atrasos em relação a farmãcia básica e sim o caos que está a saúde da região oeste, onde o hospital de Pau dos Ferros não hana nada de referência, disparando contra o Secretário Estadual de Saúde sendo aplaudida por seus colegas prefietos e representantes das gestões dos municípios.

“Agora eu tenho duas sugestões para resolver metade dos problemas do Oeste. Primeiro, vamos fazer como o poeta antônio disse: vamos quebrar as pernas, quebrar o palanque e vamos unicamente fazer com que o hospital de Pau dos Ferros funcione. Não tem nada no hospital de Pau dos Ferros que é referência. Uma criança quebra o braço na escola manda para o hospital de Pau dos Ferros não atende! Manda para Mossoró, não atende! Ai diz: vamos pedir a colaboração do município. Como? Os municípios estão sufocados. Nós estamos bancando a saúde da atenção básica a alta complexidade, então não é justo que uma paciente chegue no hospital de Pau dos Ferros morrendo, o médico diz vai morrer, o médico manda para casa, vá pra casa, vai pra Mossoró, liga o médico diz eu não atende. A gente tem que pagar particular, quando chega no hospital de Pau dos Ferros já sai de lá, como os médicos que estão atendendo no hospital de Pau dos Ferros dizendo na costa da receita quanto custa na clinica particular dele. Isso é certo?” Disparou a prefeita de Riacho da Cruz.

Bernadete denunciou também a falta de medicamentos nos hospitais, pois quando envia um paciente para Mossoró ou Natal é necessário enviar os medicamentos básicos para atendimento, tudo sendo pago pelas prefeituras, apontando como solução o funcionamento correto do hospital regional de Pau dos Ferros, que segundo Bernadete, só assim acabaria com a metade das viagens com pacientes.


“A sugestão para o Governo do Estado é que bote, não tem remédio, o paciente se interna, vai pra prefeitura dá o remédio, chega o paciente lá não tem o escalpe para fazer um exame como já aconteceu com um paciente da minha cidade. O que tem que fazer, é que diz assim, a ambulância está passando daqui pra Natal, pra Mossoró, tá, realmente tá, mas as prefeituras pagando as cirurgias, porque não se consegue resolver nada. A crise existe? Existe! Vamos esquecer a crise, mais vamos resolver os problemas simples. O Hospital Regional Funcionando acaba a metade das viagens daqui pra Natal. Desabafou Bernadete.

As reivindicações não foram somente em relação a saúde, mas também em relação a segurança, Bernadete solicitou o pagamento de diárias para os policiais da Região Oeste, dizendo que uma cidade funcionar com um policial na delegacia, não existe. Por isso está disposta a ajudar, a pesar de ter sido a segunda cidade a derrotar Robinson, mas nem por isso torce contra o governo, fazendo vários questionamentos.

“A segurança não tem policial, eu sei! Se tá pagando diária, vamos pagar para Região Oeste. Agora uma cidade funcionar com um policial na delegacia, não exite. Você não tem a quem pedir socorro? Porque eu fui a secretaria e pedi ajuda. Então, como é que só pede ajuda para os prefeitos? Vamos ser honestos. Vamos trabalhar com parcerias? Vamos! Agora é parceria para estrada, é parceria para a saúde, é parceria para educação tem limites. A gente está disposto a ajudar. Não votei com o Governador ele disse (Alberoni) que foi a segunda que ajudou, eu fui a segunda a derrotá-lo. Mas nem por isso estou torcendo para que ele faça um governo ruim. Se o Estado está bem, nós estamos bem! O palanque acabou na política, nós somos administradores representantes do povo. O povo botou para a gente resolver os problemas, não para fazer política. Então a sugestão é que resolva os dois fatores: saúde e educação com o mínimo” sugeriu Bernadete.

A prefeita pediu para que os prefeitos cobrem a Secretaria de Saúde o funcionamento do hospital para ter alguém há quem recorrer. Já em relação a segurança tem buscado soluções para o seu município, porém Riacho da Cruz é composta por uma região, por isso a união de todos buscando uma solução, embora a existência da crise, Bernadete disse que não vão resolver, mas podem brigar por meios legais em busca de melhorias para a Região Oeste falando a mesma língua, encerrando seu discurso.

Ao longo da semana retornaremos com mais insatisfações dos prefeitos apresentadas no III Encontro de prefeitos da Região Oeste na cidade de Itaú.

Saiba mais...


Fonte:  Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário